Resenha #132 Os escolhidos - Kass Morgan

6 de julho de 2014

Não deveria ser surpresa, diante de tantos elogios e tantos leitores entusiasmados deveria saber que se tratava de um bom livro, mas para não perder o costume me privei de toda e qualquer expectativa e me deixei surpreender. Estou super feliz com esse último mês, um livro melhor que o outro. "The 100" encabeçando a lista de melhor distopia que li esse ano.

Título: Os Escolhidos (The 100 #01)
Autor(a): Kass Morgan
Editora: Galera Record
N° de Páginas:  288
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


Após meses vivendo no confinamento Clarke está ciente de que sua morte nunca esteve tão perto, prestes a completar 18 anos a garota sabe que as chances de ser perdoada no seu rejulgamento iminente são praticamente inexistentes. Se não bastasse ter perdido seus pais de forma brutal devido a traição daquele ao qual ela entregou seu coração e sua confiança a garota verá seu destino já pré-definido seguir outros rumos. Clarke e outros 99 confinados serão enviados a terra em uma missão que arriscará suas vidas. Uma viagem forçada que irá expor os 100 escolhidos a perigos inesperados.

Entre os 100 tripulantes está Wells ex-namorado de Clarke e filho do Chanceler Jahi um dos governantes da Colônia (denominação das espaçonaves em que a humanidade habita no espaço), o rapaz não poupou esforços para fazer parte da tripulação que seria enviada a terra, não se importando com a possibilidade da toxidade que ainda pode estar presente no planeta, para Wells a unica coisa que importa é estar ao lado de Clarke nem que seja para morrerem juntos. Assim como Wells, Bellamy também é um integrante "voluntário" na nave dos 100, o rapaz invade a nave a poucos minutos da partida para acompanhar sua irmã caçula e única família Octavia que era uma das prisioneiras e seria enviada nessa missão suicida.

A vida de todos na colônia depende do sucesso dessa missão já que mais de trezentos anos se passaram e a nave não consegue mais suportar o crescimento e o consumo mesmo que regrados de todos os recursos. Se forem bem sucedidos os jovens receberão o perdão de seus crimes e poderão retomar suar vidas em liberdade. Mas se por acaso trezentos anos não tiverem sido suficientes para eliminar a radiação tóxica responsável por matar milhares de pessoas, os 100 serão as  próximas vítimas desse mal. O que está reservado aos escolhidos nesse planeta a muito desabitado? Seriam eles capazes de sobreviver em mundo que só conhecem dos livros? Com uma grande responsabilidade em mãos, seriam eles capazes de assegurar a existência do que sobrou da humanidade?

Quando soube do lançamento de The 100 admito que não dei a importância que deveria e que o livro merecia. Porém com o decorrer dos dias e com inúmeros comentários positivos a respeito da obra a curiosidade venceu a inercia e decidi me lançar na leitura. E que prazer essa decisão me proporcionou, após ler o livro fiquei sedenta por mais e resolvi conferir a série, apesar de muitos elogios a mesma confesso que não me agradou tanto, pelo menos não depois de ler esse livro, acabei desistindo da série e me encontro em abstinência relendo capítulos e trechos marcantes na espera ansiosa do lançamento da continuação.

Com uma escrita viciante, que trás um enredo prático e bem desenvolvido, repleto de tensão e mistério Kass Morgan despertou sensações incríveis, com capítulos curtos, narrados de forma intercalada entre vários integrantes da nave, a leitura transcorre de forma rápida. A autora criou um mundo pós cataclismo incrivelmente convincente, não deixando de fora a característica ditatorial dos mundos distópicos. Os habitantes da colônia foram divididos em três grandes grupos Phoenix, Walden e Arcadia, a primeria sendo habitada pela "elite" com todos os privilégios e poderes. Os moradores de Walden e Arcadia tinham seus direitos limitados e viviam com comida, água e posteriormente oxigênio regrados. O Chanceler e o vice-Chanceler eram responsáveis por administrar a colônia a punhos de ferro, o controle de natalidade denominado Doutrina Gaia, permitia ao casal ter apenas um filho, desde que o mesmo fosse autorizado pelo conselho, caso houvesse transgressão dessa doutrina ambos os responsáveis seriam confinados, após o julgamento ao serem considerados culpados seriam executados. Apesar de drástico esse controle era essêncial para manter vivo os habitantes da colônia até quando fosse possível retornar a terra.

Um livro cheio de observações a respeito da personalidade destrutiva da raça humana e suas consequências. Por ter tido uma experiência tão positiva gostaria que todos lessem, quero que extraiam por si só tudo o que o livro tem a oferecer. Desejo uma boa leitura e que o livro seja bom para vocês como foi para mim.

Muito bom

Confira esse e outros livros, além de muitas novidades 
legais na Fan Page da editora.

13 comentários

  1. Hey
    Eu não gostei muito do pilot da série de tv, mas dizem que o livro é ótimo.

    Não tinha lido nenhuma resenha ainda, e me interessou, talvez fique só com ele mesmo. Já que a maioria do meu incômodo, com a adaptação, foi despertado pelos atores.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Delmara, tudo bem?
    Nossa, que história!!!!!!!! Já fiquei super tensa e nem li o livro. Ah, diz que não foi o Wells que a traiu e causou a perda dos pais dela??? Pois só o fato de ir com ela prova o amor dele. Nossa!!!!!! Só consigo dizer isso!!!
    Adorei sua resenha e o livro também.
    Vou colocar na minha prioridade de compra.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sinopse! Eu ainda não tinha visto nada sobre OS ESCOLHIDOS, e parece ser bem legal.

    Mixação | Um blog teen para quem pensa mix.

    ResponderExcluir
  4. Eu já assisti a série toda, digo a primeira temporada, espero que o livro esteja a altura e que não seja muita coisa diferente como foi com The Vampire Diaries.
    Adorei a resenha e estou seguindo o blog

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ei, Del, tudo bem?

    Eu gostei bastante desse livro. Achei que é uma distopia diferente e MUITO inteligente. É bem introdutório, é verdade e termina NA MELHOR PARTEEEEE. To simplesmente doida pra ler o segundo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu to loca para ler esse livro, depois que comecei a ver a série, o livro parece ser bem mas interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Delmara! Achei bem legal o livro, melhor que a série de TV, os personagens do livro são mais interessantes e a história mais envolvente, não vejo a hora de ler a sequencia e saber como eles vão se sair após tantas descobertas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Mais uma resenha positiva, como não procurar para ler? Eu necessito dele hahaha.
    Eu adoro distopia e com uma história sensacional assim eu necessito da leitura. Já li outras resenhas, mas nenhuma delas foi o suficiente para me deixar com gostinho de quero mais. Acho a capa um pouco choca, mas a sinopse até que é bacana, porém, a resenha completou demais.
    Uma amiga também indicou da TV, mas fico com livro mesmo porque dizem que é melhor rs.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas amooo a série! Mal vejo a hora de ver a 2ª temporada ♥
    Eu também não dei muita importância para o livro/série quando lançou, mas agora mal vejo a hora de ler/ver...rsrs'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Delmara! Tudo bem?
    Eu sou fã de distopias, junte isso a uma pegada de ficção científica e imagine então que "The 100 - Os Escolhidos" está no topo da minha lista de desejados!! Mas confesso que ainda não sei muito bem o que esperar do livro já que li resenhas super positivas, como também li resenhas de pessoas que se decepcionaram um pouco com a trama. Espero que me encaixe no primeiro grupo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá =).
    Confesso que não sei o que pensar sobre esse livro. Umas resenhas falam bem, outras não. Isso me confunde bastante. Acho que vou solicitar o livro pra tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Delmara! Estou assistindo a série e estou amando, quero muito ler o livro,espero ser tão bom quanto!

    Amei a resenha e com a ajuda dela agora tenho certeza da leitura!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa para ler esse livro. Já botei ele na minha lista "Vou ler" do Skoob.
    www.mundosdepapel.com

    ResponderExcluir