5 dicas para conviver bem com seu amigo leitor

10 de julho de 2014


Amigos são irmãos que a vida nos permitiu escolher, mas para mantê-los por uma longa data temos que aprender a conviver e aceitar certas peculiaridades desses nossos irmãos postiços, certo? E quando temos um amigo leitor? Como lidar com as extravagâncias literárias desse ser querido? Abaixo algumas dicas de como manter uma boa convivência com um leitor amigo.
1 - Ressaca literária, esteja com ele nesse momento difícil.
Os livro são incríveis e nos levam a mundos inacreditáveis, são tão intensos que além de nos permitirem uma felicidade sem fim, também são capazes de arrasar corações. Quando se deparar com seu amigo leitor, abatido, meio que sem rumo após uma leitura, saiba que ele está de ressaca, nesses momentos alguns vão preferir a solidão para ruminar todos os pontos literários que lhe levaram a esse estado. Outros no entanto precisarão de um ombro amigo para desabafar, esteja lá e ajude seu amigo leitor a superar essa crise. Se possível fique expert em livrar seu amigo de uma ressaca dessas, já que pessoas que leem muito sofrem desse mal recorrentemente.

2 - Leia o livro preferido dele.
Todo leitor ama falar a respeito do seu livro preferido, a troca de impressões é empolgante e deixa o leitor eufórico. E tudo se torna ainda melhor quando tais situações podem ser discutidas com um amigo. Então sempre que possível leia um livro que seu amigo gostou muito, assim vocês terão horas/dias/meses/anos de assuntos em comum para falar, além disso você aproveita e embarca em um boa leitura. Claro que você não é obrigado a amar o livro tanto quanto o seu amigo leitor, caso isso ocorra não deixe isso se tornar um empecilho, opiniões diversas desde que expressadas de forma inteligente são sempre bem vindas, mesmo que a respeito de livros preferidos.

3 - Jamais questione porque ele gasta mais dinheiro com livros do que com outras coisas.
Eis um ponto que pode estremecer amizades, um leitor assíduo muito dificilmente entenderá o espanto que comprar muitos livros causam em pessoas em geral, então pelo bem da amizade evite este questionamento. Todos tem o direito de comprar e consumir aquilo que desejam e amam, então todo leitor tem direito e o usa muito bem, de comprar quantos livros lhe convirem. Você pode até pensar, mas ele (a) já tem muitos, relaxe muitos nunca serão suficientes, leitores são seres insaciáveis e sedentos por natureza, enquanto eles tiverem um único centavo no bolso comprarão todos os livros que forem possível. Mas quem pode culpá-los? Afinal milhares de lançamentos pipocando o  tempo inteiro torna impossível não estar sempre em busca de um novo livro.
  
4 - Nunca danifique um livro que ele lhe emprestou.
É certo que, se um leitor lhe emprestou um livro ele confia muito em você ou talvez ele só te ame ao ponto de arriscar a integridade do seu querido livro, então tenha muito cuidado com a obra em questão, faça o possível para não danificar de forma alguma o livro e nunca, jamais sob hipótese alguma "reempreste" o livro sem autorização (se possível nem levante essa possibilidade), essa é uma traição que poucos são capazes de perdoar.

5 - Lhe dê livros de presente.
Quer conviver bem com alguém que ama ler?? Então lhe dê livros, muitos livros. Esqueça as Camisas, sapatos e perfumes, em todas as datas comemorativas ou dias comuns e após brigas que desejar presentear seu amigo leitor lhe dê livros, mas para que isso dê certo precisa saber quais livros comprar. Qual livro seu amigos está desejando? Você como bom amigo de um leitor precisa saber responder a essa perguntinha básica.

Alguma outra dica??

12 comentários

  1. Bom dia Delmara,
    Ótimas dicas. Eu não tenho muito problema com amigos leitores, pois boa parte não gosta de ler. Pois é, é triste.
    Mas enfim, as dicas são excelentes!
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  2. Olá Delmara,
    As dicas são ótimas. Não tenho muitos amigos que gostam de ler, mas eu tento sempre incentivá-los.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Exatamente assim, Delmara. Principalmente sobre questionar, odeio isso rsrs.

    M&N | http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br – Participe de nosso Top Comentarista (Seis livros a sua escolha – Dois vencedores)

    ResponderExcluir
  4. "nunca, jamais sob hipótese alguma "reempreste" o livro sem autorização (se possível nem levante essa possibilidade), essa é uma traição que poucos são capazes de perdoar."

    Já aconteceu de a guria ser tipo minha melhor amiga, eu emprestar uns 5 livros p ela (um de cada vez) e nenhum voltar, aí quando resolvo ser incisiva sobre querer um livro de volta a resposta é "tá na casa de um amigo meu, mas vou ver com ele e te devolvo. Mas relaxa que ele é gente boa, não tem problema" WHAT? Eu nem conhecia o cidadão! Ok, continuamos amigas, mas nunca mais empresto nada, nem um lápis! Confiança já era.
    P.s.: continuo sem ver nenhum dos livros novamente.


    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. hahhaha adorei as dicas, e ainda bem que tenho amigas que me entendem!

    E o que falar sobre as ressacas nunca vi pessoas tão atenciosas, aguentam toda a minha choradeira para no final eu dizer " Ahh f...se eu amei o livro"

    Amei!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oi Del!
    Acho que sou uma excelente amiga leitora, já que faço todos os 5 passos. rs Meu único porém é emprestar livros. Ultimamente estou sendo BEM chata, já que o meu A Seleção voltou do empréstimo com uns amassos que não gostei. E vi que o A Elite tava meio sujinho. Já disse pra minha amiga: Amanhã vou trazer uma capa, pq se vc estragar vai ter que se virar pra arrumar livro pra ler." É, eu sou boa, mas também sei ser desaforada. XD
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, super validas..rs
    Beijos.

    andreakubiki.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas! São a mais pura verdade!

    http://amadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A ressaca literária é a parte mais dicifil né? hahaha
    AMEI as dicas, principalmente: dar livros de presente! Nunca digo 'não'.
    hahahha
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Delmara, muito bom e criativo o post kkkk Adorei.
    A dica 4 deveria ter uma extensão: Nunca peça um livro emprestado, somente se ele oferecer. KKKKK

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olááá!
    Acho que outra dica é "Saber ter opiniões distintas e respeitá-las", tem gente que detestou um livro que a gente ama e vice versa. Mas ouvir opiniões divergentes e saber respeitá-las é digníssimo! Quantas vezes já vi discussões intermináveis porque alguém falou que não gostou de HP, ou de PJO ou ainda de Crepusculo! hahaha

    Adorei as dicas! São a mais pura verdade!

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Haha, muito legal! Excelentes dicas!
    Apenas para complementar o item 4 --> Nunca marque a página que você está lendo com a orelha do livro emprestado! Por favor!!! Use um marca-páginas.
    Beijos!!

    ResponderExcluir