Um pouco mais de "Austenlândia" de Shannon Hale

3 de junho de 2014

Quando um leitor inicia um bom livro ele percebe isso de imediato, desde as primeiras páginas é fácil perceber que trata-se de uma boa trama e que bons momentos o esperam, foi assim que me senti ao iniciar a leitura desse livro, desde as primeiras palavras sabia que estava embarcando em uma história agradável e que não me arrependeria de tê-la iniciado. Um livro leve, perfeito para descontrair e passar o tempo. Apresento a vocês o mais novo componente na minha lista de preferidos.

Titulo: Austenlândia
Autor(a): Shannon Hale
Editora: Record
N° de páginas: 240
Resenha: (www)
ComprarLivraria Cultura
Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros. 

Anseios e Impressões

Sabe aqueles livros que você super ouve falar bem e partir de tantos elogios você fica super curioso para ler?? Eu sei bem como é isso e hoje venho falar a respeito de um desses livros. 

O livro em questão é "Austenlândia", para ser sincera esse livro não me chamou a atenção no inicio, achei a capa bonita, mas não fiquei curiosa para lê-lo. Com o passar dos dias após o seu lançamento começaram a pipocar resenhas positivas a respeito do livro, uma das que mais me chamaram a atenção foi a da Mirelle Candeloro, do Recando da Mi. Mirelle é parceira aqui do blog e uma escritora e blogueira que super admiro, por diversas vezes suas resenhas serviram de indicadoras de novas leituras para mim. Li a resenha da Mi a respeito do livro e fiquei imensamente curiosa, queria me divertir com essa história tanto quanto os que já haviam lido.


Não imaginava que o livro me agradaria tanto. Devo esclarecer já de antemão que não sou nenhuma fã de Jane Austin, nunca sequer li uma obra da autora, eu sei que é vergonhoso. Meu único contato com "Orgulho e preconceito" foi através do filme e sinceramente não fui arrebata pela trama nem sequer suspirei pelo Colin Firth na pele do tão aclamado Mr. Darcy, gostei do filme sim, mas não mudou minha vida (peço perdão as fãs).

Enfim, comecei a ler o "Austenlândia" com a ideia de que seria um livro divertido e leve, essa impressão persiste mesmo após a leitura. Mas além dessas características super atrativas trata-se também um livro cativante, não há como não se solidarizar com o dilema de Jane, além disso a personagem possui características cativantes, então a simpatia imediata surgiu naturalmente.

A história é ambientada em uma realidade aquém da personagem o que torna tudo mais interessante, nos adaptamos a realidade da história ao mesmo tempo em que a personagem principal, muitas das nossas dúvidas são expressadas pela própria Jane.

Outro ponto que muito me agradou no enredo foram os diálogos entre o Sr. Nobley e Jane, ele com um gênio terrível com ótimas tiradas e um sarcasmo bastante ácido, encontrou uma adversária a altura, Jane não perdeu a oportunidade de irritá-lo, e admito que adorei essa interação perigosa, ver um homem aparentemente difícil sendo contrariado deu muita dinâmica ao enredo.

Quero viver em "Austenlândia", será que conseguiria?

E o que fazer quando em meio a narrativa me pego desejando estar lá? Em meio ao campo, vivendo em um casarão antigo, cujos habitantes vivem em uma sociedade cheias de regras que para nós poderiam ser consideradas absurdas. Talvez não desejasse passar a vida inteira por lá, o que quero dizer é que não seria nada mal poder passar algumas semanas em um mundo completamente diferente, sentir um pouco na pele os costumes de outras épocas. Claro que tal fantasia não seria totalmente possível, bem como não foi a personagem Jane. O fato de carregarmos uma imensa bagagem de modernidade e o vício real pela tecnologia não me permitiria desfrutar plenamente de tal experiência, estamos tão mergulhados no século XXI e quiçá já nos antecipando ao século XXII que infelizmente acredito que seríamos incapazes de viver em tal ambiente sem nos frustarmos nem que seja um pouquinho. Isso é uma pena na minha opinião, me vi arrebatada pelo ambiente e desejando verdadeiramente desfrutar da experiência.


Ao terminar

Quando conclui a leitura de "Austenlândia" senti aquela sensação de vazio característica e já conhecida pelos leitores, fui dominada por uma saudade do enredo e dos personagens e inevitavelmente pela vontade louca de reiniciar a leitura, queria tanto que as 240 páginas fossem muito mais, que o livro fosse muito maior para que não precisasse acabar tão rápido, devorei esse livro em poucas horas e conferi a ele um lugar todo especial na minha lista de preferidos. O fato de haver um filme baseado no livro me deixou obceca com o desejo de assisti-lo, infelizmente, ainda não fui bem sucedida na tentativa, não consegui baixar o filme, nem comprar já que na minha cidade não está disponível para compra, por fim tentei alugá-lo e nas poucas locadoras que ainda existem por aqui também não há o filme, ou seja, no momento estou bastante frustrada. Só não estou mais abalada por que dei uma olhada nos traillers e percebi uma divergência muito ampla do que se passa no livro, então acabei acalmando meu anseio de assisti-lo, mas ainda pretendo procurá-lo por ai e conferir a adaptação dessa obra que tanto me agradou.

Para os que assim como eu, leram e gostaram do livro eis uma boa notícia, Austenlândia trata-se do primeiro volume de uma série, isso mesmo novas histórias estão por vir, o próximo volume intitulado “Midnight in Austenland” irá se passar no mesmo hotel e contará a história de novos personagens, ainda não há previsão de lançamento no Brasil e não se sabe quantos livros serão publicados na série em questão. Só nos resta torcer para termos esse próximo volume em mãos logo logo.

Outras Capas


Eu havia procurado essas capas para a coluna "capas pelo mundo" que ainda não foi ao ar, decidi trazer uma prévia para vocês, trata-se das versões americana e francesa respectivamente, gostei bastante da ideia da primeira que trás a Jane moderna e aquele que acredito ser o Sr. Nobley ou seria o Sr. Darcy?? Já a segunda achei muito fofa, além disso também demonstra a Jane moderna em contraste com o casarão que acredito ser o de "Austenlândia". Apesar de ter gostado das capas internacionais ainda sou aficionada pela capa nacional.


Quote


Aqui estava ela em um novo começo, com os dedos encolhidos na beirada do trampolim. Estava pronta para mergulhar. Adeus para a lista estranha de namorados numerados e para a intensidade mutante e inspirada por Austen que a levara de um fim a outro. Ela estava confiante de que essas férias, ao contrário de qualquer um dos relacionamentos anteriores, teriam um final feliz.

Trouxe apenas esse quote, não por falta do que escrever, mas principalmente porque todas citações que escolhi me davam vontade de acrescentar um pouco mais, pegar um pouquinho antes e quem sabe mais um pouquinho depois, como não tenho a intenção de soltar spoiler resolvi deixar por menos e trazer apenas esse acima, narrado por Jane antes de chegar a "Austenlândia".

Sobre a Autora


Shannon Hale

Shannon Hale é uma escritora americana de fantasia jovem adulto (young adult) e ficção adulta; autora de dez romances, incluindo o best-seller "Academia de Princesa" - que ganhou o prêmio Newbery Honor -, os livros da série "Bayern", dois romances para adultos e dois romances gráficos que ela e o marido são co- escritores. Começou a escrever aos nove anos de idade e não parou; seus trabalhos mais notáveis foram: "Academia de Princesa", "Goose Girl" e "Book Of A Thousand Days". Hoje, Shannon vive com seu marido e seus dois filhos pequenos em South Jordan, Utah. Fonte

15 comentários

  1. Nossa!!
    Acho que eu iria adorar ler esse livro....me interessou!!
    Obrigada por compartilhar conosco!
    =)
    Beijos

    http://dricabordadospx.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Delmara, tudo bem?
    Eu sou fã da Jane, ela é minha Diva!!!!!! Já sabia desse livro e do filme também (ainda não consegui ver), adorei a premissa do livro e achei super divertido.
    Agora, que resenha é essa? Seu texto está muito bom!!!!!! A forma como o livro lhe conquistou é contagiante, eu queria ler, mas confesso que não estava tão empolgada assim, mas depois da sua resenha, tudo mudou. E não sabia que era uma série.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    nossa primeiro eu nem sabia que era uma série rsrsrs
    Eu quero muito ler este livro, estou bem curiosa :)
    Todo mundo está falando bem dele

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Del,
    Também nunca li nada da Jane Austen, apesar de morrer de vontade! Espero me encantar com Orgulho e Preconceito.
    Quanto à Austenlandia, acho essa capa maravilhosa e a premissa de embarcar nesse mundo antigo me pareceu bem interessante. Fiquei curiosa.
    Adorei sua resenha!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey
    Eu já li um livro dessa autora mas era bem juvenil
    Esse claramente parece ser mais adulto e me interessei.

    Gostei da capa e espero ler antes de assistir o filme, adoro a Keri russell

    bjs e uma ótima terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. "Devo esclarecer já de antemão que não sou nenhuma fã de Jane Austin, nunca sequer li uma obra da autora, eu sei que é vergonhoso. Meu único contato com "Orgulho e preconceito" foi através do filme e sinceramente não fui arrebata pela trama nem sequer suspirei pelo Colin Firth na pele do tão aclamado Mr. Darcy, gostei do filme sim, mas não mudou minha vida (peço perdão as fãs)."

    Bate aqui! o/ Li 15 capítulos de Orgulho e Preconceito e acchei boring. Não vi o filme ainda, mas pretendo pra ver se me anima.
    Esse livro parece ser legal, e não sabia que era uma série. Preferi a capa original.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  7. Ahhh qualquer livro que tenha a ver com o universo da Jane Austen já ganha pontos comigo. Sou super fã da autora. Ela é fantástica. Tenho vontade de ler esse livro

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela postagem. Está divina. Também li a resenha da Mirelle e fiquei muito curiosa com o livro. A capa brasileira ficou muito mais bonita que as outras.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Delmara!
    Simplesmente amei o seu post! Ficou muito completo sem contar que a sua resenha me deixou ainda mais curiosa sobre o livro. Eu assisti o filme sem saber que era uma adaptação e logo depois descobri que seria traduzido para o português, agora estou ainda mais animada por saber que é uma série, acho que não vou me despedir de Austenland tão facilmente...
    A capa brasileira é a melhor, mas a francesa está bem bonitinha mesmo!
    Já li Academia de Princesas da mesma autora, gostei bastante da história, mas não é um dos meus favoritos...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, parece interessante o livro.
    Nunca vi nenhuma historia parecia e isso conta bastante, originalidade...

    Beijos!
    Chá das 22

    ResponderExcluir
  11. Estou louca pra ler esse livro e sua resenha me deixou com mais vontade ainda! Preciso dele pra ontem hahaha
    Beijos,
    http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Desesperada por esse livro...preciso dele pra ontem =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Del!
    A cada dia eu fico mais ansiosa para ler esse livro. Sou apaixonada por Jane Austen e como livro faz várias referências ao "mundo dos livros" dela, tenho certeza que irei cair de amores. <3
    E pela primeira vez na vida fiquei feliz em saber que esse é o primeiro livro de uma série. rs Acho que vou amar!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  14. É uma série? *_________* Adorei <3
    Gostei muito de "Austenlândia", é realmente uma leitura bem leve e divertida, ainda que com algumas poucas ressalvas, em minha opinião. Pretendo ler outros livros da Shannon, curti bastante a forma de escrita dela.

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Estou doida para ler este livro sei que sera uma leitura gostosinha e rápida! E a capa é lindíssima <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir