Resenha #88 Escola de um destino - Sidney Santborg

10 de janeiro de 2014

Hoje trago a resenha do segundo livro que li esse ano, é um livro pequeno que nos proporciona uma leitura rápida, repleta de emoções, conflitos e por fim críticas reflexivas. É um livro capaz de fazer o leitor parar pra pensar no fato do crime e a violência estarem ai tão próximos a espreita em busca dos nossos jovens. 

Titulo: Escola de um destino
Autor(a): Sidney Santborg
Editora: Livros Ilimitados
N° de páginas: 86
Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação os levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modifi cá-los? Será que as más in fluências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar... Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.

Quatro amigos abandonam a fome e a desesperança vividas no nordeste e partem em busca de um futuro melhor no Rio de Janeiro. Após muita luta e dedicação Marcos, João Paulo, Antonio e José Pedro chegam a uma escola de ensino técnico no Rio de Janeiro, os quatro jovens sonham em se formar e encontrar um bom emprego, para só então poderem retornar vitoriosos para sua terra natal e para seus familiares.

A jornada desses quatro amigos não tem um começo nada fácil, ao chegarem a tão almejada escola eles são recebidos da pior forma possível, são vítimas de bullying e preconceito, só restando a eles se apoiarem mutuamente. Quem assume o papel de apoiador oficial do grupo é Antonio, o rapaz é o mais centrado do grupo, sempre com os pés no chão é ele quem da força e instiga os colegas a continuarem em busca dos seus objetivos.

Com o tempo a vida do grupo acaba se tornando mais fácil, eles se adaptam ao novo ambiente que já não é mais tão hostil e começam a formar amizades, enquanto Marcos e Antonio se dedicam aos estudos, José Pedro e João Paulo começam a perder o foco quando se envolvem com pessoas da pesada, que só querem saber de farras e drogas. É nesse momento que o grupo de amigos que possuía um objetivo em comum começa a entrar em conflito, Antônio tenta em vão aconselhar José Pedro e João Paulo, mas infelizmente os amigos optam por se afastar dele e dos seus princípios se afundando cada vez mais no mundo das drogas e do crime. 

O livro trás uma premissa admirável, fiquei muito feliz em ver um autor nacional ter a sensibilidade de escrever algo tão profundo para os jovens e sobre os jovens, Sidney narra diversos ângulos da vida de um estudante, cada personagem vive um drama diferente porém real, passível de acontecer em escolas brasileiras. Principalmente as que estão localizadas em zonas de risco, que são constantemente rondadas pelo tráfico, onde nosso jovens ficam a mercê das investidas dos bandidos e muitas vezes acabam caindo no mundo das drogas e consequentemente se tornando criminosos. Além deste o autor também aborda outros pontos como sexualidade, gravidez, aborto, depressão, homossexualidade, amizade, lealdade e por fim nos fala dos que conseguem se manter imunes em meio a criminalidade, aqueles que mesmo vivendo em meio ao crime conseguem usar seu desejo de vencer a seu favor e com isso não se deixam corromper. 

Quero parabenizar ao Sidney pela narrativa envolvente e pelos assuntos abordados que mesmo trazendo uma realidade triste e por vezes pesada, é um assunto real que deve ser abordado com maior frequência. Cada personagem traz uma lição que deve ser refletida e assimilada, e dentre tantos acontecimentos sérios e por vezes tristes eu quero destacar uma atitude de Marcos em especial, o fato dele apesar de jovem saber agir como um homem honrado e assumir para si o erro cometido por outro colocando o amor acima do orgulho fez com que esse personagem me ganhasse completamente e apesar de não ter tido um final perfeito, acredito que ele pôde ser feliz e isso me deixa contente. O desfecho foi condizente com toda a narrativa, algo bem dentro da realidade.

O livro possui uma capa bonita, mas que nem de longe prepara o leitor para a história que lhe aguarda. A diagramação é simples, adorei a fonte escolhida para os títulos de cada capítulo. Escrito na terceira pessoa, possui páginas amarelas, com uma textura super agradável, pelo que percebi são mais espessas que as demais, adorei esse fato em especial, as letras são pequenas mas não chegam a atrapalhar a leitura e possui orelhas. Recomendo a leitura para todos os jovens e adultos e na minha opinião esse livro deveria estar nas escolas de todo o Brasil.

Muito bom

30 comentários

  1. Oi Delmara, achei incrível a promissa do livro. Não conhecia e já fiquei louco para ler.
    Estou precisando de livros assim na minha estante, pequenos, simples e objetivos.

    Bjs
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bem objetivos viu Filipe,
      eu não imaginava que a narrativa traria tantos pontos cotidianos, mas adorei e fico feliz por tê-lo lido.

      Excluir
  2. Nossa, nunca tinha escutado falar desse livro. Gosto de romances assim, mesmo sendo pesados, abrem nossos olhos para muitos problemas e nos trazem ótima lições.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Se você gosta de livros assim então mergulhe de cabeça nessa aventura porque esse livro está repleto de grandes lições.

      Excluir
  3. Oi, Delmara!

    Estou para resenhar esse livro há um tempo já, a leitura fluiu muito bem... Sidney escreveu um livro incrível e realista!

    Fiquei muito surpresa com o final, não esperava uma reviravolta tão grande.

    Beijão!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia,

      Para falar a verdade o único final que me surpreendeu foi o de Marcos, fiquei com dó e com raiva dele por ele ser tão extremista, os demais eu já imaginava que terminariam assim.

      Excluir
  4. Oie,
    eu não conhecia o livro, mas gostei. Parece ser mto bom.
    Dica anotada!!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Vanessa,
      a princípio não pensei que gostaria tanto, mas no decorrer da história acabei comprando a causa e percebi a grande importância da temática abordada pelo autor.

      Excluir
  5. Nossa!!!! Nao sabia da existencia desse livro, mas adorei sua resenha!!!!!

    Beijos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gio,

      fico feliz em ter apresentado o livro a você..

      Excluir
  6. Oi Del, adorei sua resenha. Já tinha ouvido falar do livro, é muito bom quando a narrativa nos surpreende. E de layout novo hein! Parabéns. Eu não tenho coragem de trocar o meu.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mi,
      estou mudando bastante esse layout, porque nunca estou muito satisfeita... O outro era rosa demais, esse estou adequando aos poucos aos meus gostos. Quando encontrar o lay certo acredito que também não irei querer mudar mais.

      http://soubibliofila.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa pela leitura. É o tipo de assunto que precisa ser tratado em todos os lugares, inclusive em livros.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Karine,
      acredito que esse seja o primeiro livro que trata desse assunto de forma tão explicita e educativa, com certeza precisamos de mais desses por ai.

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas gostei muito da resenha, me deixou curiosa. Gosto de livros assim, li alguns de gêneros parecidos e amei ♥
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal Dryh,
      fico feliz que tenha gostado, gostaria de ler outros livros do gênero se você puder me indicar algum agradeço.

      Excluir
  9. Uau, segunda resenha maravilhosa que leio sobre este livro. EU confesso que, ao contrário de você, não gostei muito da capa e acabei me detendo nesta parte, a verdade é que a história parece incrivelmente boa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu gostei bastante da capa, apesar dela não retratar muito do livro eu gostei

      Excluir
  10. Olá Delmara,
    Obrigado pelo carinho e pelas palavras. Fiquei muito feliz com a resenha.
    Bjs! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi nada Sidney, apenas retratei o que seu livro me fez sentir.

      Excluir
  11. Achei interessante a temática do livro, essas histórias mais diferentes tem lugar no meu coração. E ainda por cima autor nacional, é um arraso total!

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Carla,
      fico super orgulhosa quando leio um livro nacional que meche comigo.

      Excluir
  12. Eu não conhecia o livro, mas realmente parece muito bom =)
    Quando o livro trás coisas para refletirmos e principalmente, nos surpreender, é bom demais né?! haha Eu não gostei muito da capa, mas fazer o que.. faz parte.
    E você mudou o layout *--*
    Ficou lindo lindo Del. Parabéns =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo Dreeh,
      Quanto ao lay ainda não está do jeito que eu queria, vou modificando aos pouquinhos, uma hora ele chega lá hehe

      Excluir
  13. Mudou o layout? Gostei, mas gostava mais do antigo hehehehehe. Quanto ao livro, não gostei da capa, mas gostei dos temas abordados no livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O outro era muito rosa, muito menininha queria um lay mais neutro...
      Os temas abordados realmente são admiráveis, também adoreia escolha do autor para o enredo.

      Excluir
  14. Não conhecia o livro, mas é bom saber que o autor é nacional. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei feliz e orgulhosa por ter lido algo tão profundo de um autor nacional.

      Excluir
  15. Resenha completinha haha , muito detalhada , eu amei ♥

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sarah,
      alguns desses detalhes são exigidos por algumas editoras, acabei aderindo o padrão para todas as minhas resenhas.

      Excluir