Quase um ano depois....

9 de dezembro de 2013

Olá pessoal!
Hoje quero compartilhar com vocês algumas considerações que fiz a respeito desse quase um ano de blog.


Quando dei inicio ao Sou bibliófila, não imaginei que ele cresceria tanto, queria muito que isso acontecesse, mas no fundo não acreditava que conseguiria realizar esse desejo. Quase um ano depois posso dizer que me orgulho muito do crescimento do blog, que se deu através de muito esforço.

Além de crescer, esse pedacinho de mim também me ensinou muita coisa. Confesso que sem querer tentei abraçar o mundo com os braços e por isso algumas coisas acabaram não dando muito certo no meu trajeto, graças a essas quedas que sofri pelo caminho, estou traçando novas metas para 2014, tenho que dizer que muitas coisas vão perder espaço aqui no blog nesse novo ano, mas para compensar outras novas surgirão.

Não pretendo dar continuidade:

Parcerias com Autores Nacionais: Na verdade desde agosto não firmo mais parceria nesse sentido, a principio devido a falta de tempo mesmo, para poder divulga-los ou ler seus livros. Mas atualmente tenho percebido certa “tensão” entre blogueiros e autores nacionais, aparentemente devido a parcerias mal sucedidas e o tal livro de cortesia.

Minha posição quanto a esse assunto é a seguinte: Todos nós sabemos que a vida de um escritor no Brasil não é fácil, a grande maioria não consegue viver apenas disso e consequentemente, não podem se dedicar completamente a criação de suas obras, levando algumas vezes anos para conclui-las. Depois da conclusão do seu trabalho vem uma dificuldade extrema para encontrar uma editora que tenha interesse em publicar, se não encontram publicam por conta própria (os que conseguem), mas a divulgação acaba ficando prejudicada devido ao número de exemplares que é menor entre outras coisinhas. Então resolvem firmar parcerias com blogs literários, para que estes os ajudem, leiam seu livro e por fim passe sua opinião para seus leitores através de resenhas, quotes, comentários, entre outros.

O problema é que, nem todos os blogues que solicitam ou aceitam a parceria, estão realmente interessados na leitura, muitas vezes querem apenas um livro a mais na estante, demonstram muito interesse na parceria até ter o livro em mãos, após isso simplesmente somem e muitas vezes até vendem o exemplar recebido, sem dar nenhuma satisfação posterior ao autor. Nem preciso dizer que isso se trata de muita falta de respeito para com o autor e sua obra.

Por outro lado, existem blogueiros muito responsáveis e competentes, que só firmam parcerias quando desejam realmente ler o livro, outros até compram seu exemplar. Não é tão difícil assim encontrar os blogueiros certos para parceria. É extremamente importante que o autor saiba com quem irá firmar suas parcerias, não acredite apenas nas promessas do blogueiros (nem todos mentem, mas é claro que por ai existem sim um ou outro que queiram apenas o livro), visitem o blog, vejam parcerias anteriores e converse com esses parceiros a respeito do tempo para leitura do livro e etc., deem uma olhada em outras resenhas para ter certeza que a forma de escrever do blogueiros condiz com o deseja passar para seus leitores (não estou falando de puxa-saquismo, me refiro a escrita mesmo, ortografia, concordância e etc.). Talvez no fim de uma análise minuciosa você desista de firmar a parceria, ou melhor, você tenha a absoluta certeza de que deseja ser parceiro deste ou daquele blog.

Todas essas medidas com certeza evitariam o que está acontecendo agora, autores insatisfeitos e blogueiros ofendidos por generalizações.

Não sei muito bem como tudo começou, mas pelo o que eu entendi, os autores estão afirmando por ai que “os blogueiros só querem saber de receber livros”.

Não entendi bem o porquê da afirmação, afinal um autor só envia um livro se desejar, não há possibilidade alguma de um blogueiros o obrigar a fazê-lo. Se um blogueiro quer receber um livro seu e você não deseja enviar, é só dizer não. Acredito que um não poderia evitar muitos problemas que alguns autores estão passando por ai. Quando aos meus queridos companheiros blogueiros, eu estou com eles quando dizem que um exemplar não é uma esmola, mas sim um reconhecimento do nosso trabalho.

Sentamos por horas a fio em frente a um comutador, para escrever resenhas, divulgar eventos e tudo o mais, gastamos nosso tempo entre outras coisas (isso não é uma reclamação, apenas uma constatação) para poder tornar alguns autores mais visíveis, não fazemos isso como um hobbie (esse negócio de divulgação) fazemos por que queremos ajudar e fazemos de forma responsável é como um trabalho e por esse motivo acho muito justo o blogueiro parceiro receber um exemplar (se o autor estiver disposto a enviar um, é claro). Os que podem e desejam adquirir o exemplar do autor melhor ainda. Uma coisa é certa se há blogueiros que só querem livros, também há muitos autores que querem que todos os blogueiros da blogosfera sejam seus parceiros, não se importando com a qualidade dos conteúdos postados, mas sim pensando em números.

Longe de mim querer criticar alguém, queria apenas expressar minha opinião a respeito do assunto.

Por fim, reafirmo que em 2014 não está nos meus planos firmar parceiras com autores nacionais, isso se dá pelo simples fato de que não terei tempo para dedicar as novas parcerias, durante esse ano firmei muitas parcerias (com autores incríveis de gêneros diversos) e darei atenção a eles apenas, não darei conta de novos parceiros pois ano que vem, é o ano da minha monografia (só isso já enche meu empo completamente), sem falar que terei muitos estágios e para completar sou uma recém empregada. Associando isso a todo esse auê que está rolando, resolvi dar um tempo nas parcerias, mas deixo claro que aqui no blog sempre terá espaço para a literatura nacional.

12 comentários

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Parabéns pelo 1 ano,
    que muitos outros venham!
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, também quero que o blog continue por muitos e muitos anos.

      Excluir
  2. Oi, Delmara!
    Muito bom acompanhar o crescimento do seu blog, ele é fruto da sua dedicação e do seu amor. Dá pra perceber que cada post é feito com muito carinho.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Carla, tento dar o meu melhor aqui,
      as vezes é difícil, mas na maioria das vezes é muito recompensador

      Excluir
  3. Entendo seu posicionamento. E acho que faz todo o sentido.
    Parabéns pelo ano de blog.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Parabéns pelo blog. Muito mais sucesso!
    Quanto a parcerias com autores, eu acho que consigo entender o lado dos autores. Tem muito blogs modinhas por aí.


    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Delmara, desejo um ano lindo, em todos os sentidos, para você. Tenho um carinho imenso por tí!!! Em relação as parcerias, estou preferindo não comentar. Quem me conhece sabe como sou. Beijinhos, princesa.

    ResponderExcluir
  6. Amiga gostei bastante do que você disse, até porque não é a primeira postagem em relação ao assunto que eu leio, até porque se tornou uma situação bem chata e outro dia mesmo conversei com o meu namorado sobre isso e falei pra ele que ano que vem nem vou mais fazer parceria com autor nacional, se for, vou comprar os livros agora, porque depois ficam falando mal falando que a gente só tá ganhando livro e tudo mais e eu não quero ser mal interpretada, porque a maioria que tá na minha ESTANTE eu comprei com o meu dinheiro...DINHEIRO que tirei da minha POUPANÇA. Estou desempregada e nem tive como recolocar o dinheiro que gastei e o pessoal fica ai falando merda onde não existe.
    Cada um tem seu ritmo de ler...Se os Autores Parceiros tiveram a confiança de fechar a parceria com algumas pessoas, conversaram e entraram em um ACORDO ótimo, mas também eu acho que cada um tem que ter a CONSCIÊNCIA de ler também as POLITICAS de parceria, até porque muitos não olham.
    Mas enfim...Seilá, eu achei que deu muito rolo esse ano por conta disso e sinceramente desanimei pra karamba, porque eu ajudo todos os dias os autores com divulgaçòes e tudo mais...Estou lendo 2 livros por vez pra soltar resenha mais rápido e tipo, pessoal não dá valor, acha que a gente só fica na frente do blog. A gente tem VIDA PESSOAL...tem que cuidar da vida, como faz?? Nem ganhar dinheiro com isso a gente ganha.
    Então eu acho que cada um também tem que pensar no que faz e nas atitudes, pois é meio injusto acusar um monte de gente por causa de UM que fez MERDA ai =/

    Mas enfim...DESABAFEI hahahaa
    SE CUIDA AMIGA e desculpa pelo texto grande

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Um ano de blog é bastante coisa, meus parabéns!
    Concordo com vc sobre a sua decisão se está sem tempo para ler é melhor não firma nada!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, parabéns! Tenho certeza que seu blog cresceu com base na sua determinação e no seu empenho e isso é realmente muito gratificante!
    Parceria é complico, não é? Eu fiz uma parceria com uma escritora nacional e não tenho do que reclamar, adorei o livro e ela sempre foi uma querida comigo! Mas eu sei o quanto é complicado essa coisa.

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho visto este bafafá aí pela blogosfera, é autor falando de blogueiro, é blogueiro falando de autor, sério, tem gente errada dos dois lados, o autor precisa pesquisar o blogueiro antes de sair por aí aceitando todos os convites de parceria!!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Del, já faz meses que instituí essa diretriz lá no blog. Praticamente só me incomodei com parcerias que fiz com autores nacionais.. não foi uma boa experiência para mim. Não me sentia à vontade para ser sincera nas minhas resenhas e parecia que eu sempre tinha a obrigação de gostar e super elogiar os livros.. e não é assim que as coisas sempre acontecem.. então inclusive cheguei a não resenhar vários livros simplesmente para não me incomodar. Recentemente firmei 2 parcerias, mas foram as últimas e só porque fiquei interessada em ler os livros.. porque, a partir de agora, se eu quiser ler vou eu mesma comprar para ter a liberdade de dizer o que quiser sobre a obra.. hehe É uma pena que isto esteja acontecendo, mas vejo cada vez mais blogueiros aderindo a isso e quem perde são os autores nacionais. Eles têm que rever essa política de parceria e postura para com os blogueiros para que as coisas se ajeitem. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir