Agora eu entendo

18 de dezembro de 2013


Oi Bibliófilos.! Vivendo e aprendendo, durante esse meu primeiro ano de blogueira confesso que aprendi inúmeras lições que levarei sempre comigo, graças a isso pretendo melhorar meu desempenho na blogosfera no ano que está por vir.
Quando criei o blog, me deparei com o mundo mágico da literatura nacional. Não vou mentir, antes de entrar para a blogosfera não tinha ideia que existiam autores nacionais vivos, jovens e que escrevem coisas que gosto de ler (eu sei isso é vergonhoso), só conhecia a literatura de Machado de Assis e outros do gênero e confesso que esse tipo de leitura nuca me atraiu, mas já superei essa fase leiga e alienada. Hoje eu sei que existem muitos autores nacionais que escrevem o que eu gosto de ler, desde fantasia, aventura, romance. Tem livro nacional para todos os gostos. Adorei saber disso hehehe

Então quando descobri isso (bem antes em sonhar firmar parceria com algum autor) fiquei sedenta por esses livros, queria ler e saber como era a escrita dos nossos nacionais. E foi assim que cai de cabeça nesse lance de book tour. A principio me pareceu uma boa ideia, afinal eu poderia ler por um preço baratinho, só o do reenvio do livro. Mesmo não gostando muito de não poder ficar com o exemplar decidi participar de vários, foi muito bom confesso, conheci várias obras incríveis por preços mínimos, algumas gostei tanto que pretendo adquirir o meu exemplar. Mas nem tudo são flores não é??

O lado negativo disso tudo é que muitas vezes os participantes do book tour nem sempre são confiáveis, demoram além do prazo para enviar o livro isso quando enviam, muitos somem do mapa sem dar qualquer explicação, deixando o autor no prejuízo e o blogueiro organizador em maus lençóis, sem falar nos outros participantes que tem que esperar uma eternidade para poder ler o livro, isso quando conseguem.

Ainda existe o problema com os danos que ocorrem com o livro, como saber quem danificou?? Eu já recebi livros de book tours que vieram danificados, mas sempre fiquei constrangida em falar a respeito com o organizador, quando por fim alguém me questiona a respeito eu falo: “Olha quando recebi já estava assim”. Mas nunca tenho certeza se a pessoa acreditou isso me deixa mal e com medo de que as pessoas não confiem na minha palavra.

Outro dia recebi um e-mail do organizador de um book tour onde ele me perguntava por que não havia postado a resenha de um book tour, que me inscrevi em abril, a questão é: nunca recebi o livro. Nem lembrava mais que estava participando, afinal oito meses se passaram e muita coisa aconteceu. Segundo o organizador, o participante anterior disse ter enviado o livro, porém não lhe enviou código de rastreio nem nada do tipo. Por fim, ele ficou de contatar o participante anterior e me falar o que resolveu.

Devido a esses imprevistos e pequenos estresses, resolvi não dar continuidade as minhas participações em book tours. Não pretendo mais participar e muito menos organizar tais eventos. Não estou me desfazendo dos book tours, apenas não tenho mais paciência pra isso, já participei de muitos e já tive minha cota de dor de cabeça. Acredito que este ano finalizo minhas participações, falta apenas dois e não me inscreverei em nenhum outro. Agora eu entendo por que tantos blogueiros preferem não participar.

14 comentários

  1. Eu não sou muito de booktours, é complicado ler no prazo, até por que tenho diversos livros de parceria e ir pro correio não é uma tarefa muito fácil. Prefiro adquirir meus exemplares e ler quando sobrar tempo :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa questão de ter que está no correio sempre é muito chata mesmo, ainda mais aqui na minha cidade que o atendimento é tão ruim.

      Excluir
  2. Oie,
    menina eu já fui organizadora e já participei de alguns e é sempre a mesma coisa, uns fazem a coisa funcionar muito bem, já outros.....

    Eu desisti de organizar os BT, quem sabe mais para frente eu volte, mas por enquanto só participo se me interessar mto

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,

      Também já organizei book tour e tive tanta dor de cabeça ou mais do que quando participei... Também desisti de organizá-los

      Excluir
  3. Nunca tive grandes problemas com Booktour, mas já vi muita gente ter dor de cabeça com eles. Confesso que já li um bocado de coisa legal neles, mas a grande maioria eu acabei não gostando, por isso nunca mais me inscrevi em nenhum.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos no quesito gostar dos livros eu me dei super bem, amei quase todos que li por meio de book tours

      Excluir
  4. eu nunca participei, mas dá pra ver que dá trabalho e alguns inconvenientes... é uma pena pois eles são válidos pra conhecer outros autores!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Delmara, eu nunca entendi muito bem estes processos de book tours, sempre via isso em vários blogs e tal, mas nunca entendia como funcionava. Ótimo post bem informativo e gostei que você compartilhou desta experiência com a gente, porque agora posso pensar bem antes de aceitar este tipo de convite também. :)

    Abraços.
    http://musook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tá difícil em Del.. infelizmente também não tive muitas experiências boas com booktours, mas ainda não deixei de participar.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou tão fã assim de booktour, mas acho que um dos maiores problemas é você "confiar seu livro" a alguém que você não conhece. :/
    Eu desisti dos booktours pela enooooorme quantidade de livros que eu tenho para ler sem tempo. Se eu pegar mais livros fico louca.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Eu não participo, mas deve ser muito complicado!
    Dor de cabeça não dá né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu já tive vontade de participar de booktuor, mas é realmente complicado você confiar algo tão precioso nas mãos de quem vc não conhece.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nunca participei de Book tour e nem tive vontade, ler algo com prazo estipulado é meio chato, sei lá, tira o prazer da leitura. Sem falar desses problemas que você mencionou, muito chato isso, se a pessoa se compromete a pegar um livro para ler em um prazo tem que cumprir.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Del, tudo bem?

    Eu te entendo totalmente. Nunca organizei um BT, mas já participei de uns quatro. Um deles foi dividido em dois grupos sendo que a terceira pessoa do segundo grupo (não era o meu, felizmente), simplesmente não gostou do livro e resolveu que não iria mais passar o livro adiante. Tipo: OI? Como alguém pode ser assim? Todo o BT que chega pra mim eu mandava foto do livro pro organizador pra ele ver o estado. Um deles vinha um vários marcadores, tipo o que vc organizou, e cada um pegaria um. Fui (novamente) a terceira e simplesmente não mandaram o marcador, o livro veio com orelha e com a lombada danificada. É mesmo muita falta de consideração e respeito com o autor e com quem organizou.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir