A maior biblioteca do mundo

17 de outubro de 2013


Oi Bibliófilos.! Claro que todo leitor tem paixão por bibliotecas isso é mais do que comum. Existem várias bibliotecas lindas espalhadas pelo mundo a for, mas existe uma que é considerada a maior, vocês já conhecem??? Não? Então corram e confiram o post sobre a maior biblioteca do mundo.
Bom, a maior biblioteca do mundo é a Biblioteca do Congresso, localizada nos Estados Unidos da America - em Washington pra ser mais especifica - Foi inaugurada em 1800, impressionando qualquer um com sua beleza, seja por dentro e/ou por fora.  Possui um acervo de mais de 144 milhões de itens, sendo que parte de seu acervo pertencia a Thomas Jefferson.


Segundo o Wikipedia:

A Biblioteca do Congresso foi inaugurada em 24 de abril de 1800, quando o presidente norte-americano John Adams assinou um Ato do Congresso transferindo a sede de governo nacional da Filadélfia para a nova capital federal, Washington.

A legislação destinou verbas de cinco mil dólares para a aquisição daqueles livros que eram necessários ao uso do congresso e para deixar um apartamento adequado para contê-los. A biblioteca original foi hospedada no novo Capitólio até agosto de 1814, quando as tropas invasoras britânicas atearam fogo no prédio do Capitólio, destruindo o conteúdo da pequena biblioteca, que continha então apenas três mil volumes. Dentro de um mês, o ex-presidente Thomas Jefferson ofereceu sua biblioteca pessoal como reposição. Jefferson tinha gasto 50 anos acumulando livros “armazenando tudo que fosse relacionado aos Estados Unidos, e realmente tudo que fosse raro e valioso em cada ciência”. Sua biblioteca foi considerada uma das melhores dos Estados Unidos. Jefferson, que estava pesadamente endividado, procurou usar o lucro com a venda dos livros para quitar suas dívidas com os credores. Ele antecipou a discussão sobre o universo da sua coleção, que incluía livros em línguas estrangeiras e volumes de filosofia, ciência, literatura e outros tópicos que não eram normalmente vistos em uma biblioteca legislativa. Ele escreveu: “Eu ignoro que haja em meu acervo qualquer ramo da ciência que o congresso deveria excluir da sua coleção; não existe, de fato, nenhum assunto que um membro do congresso não tenha oportunidade de utilizar.” Em janeiro de 1815 o congresso aceitou a oferta de Jefferson destinando 23 950 dólares em troca de seus 6487 livros. O conceito Jeffersoniano de universalidade, a crença de que todos os assuntos são importantes para a biblioteca legislativa dos Estados Unidos, é a filosofia e a lógica por trás das políticas de coleção da biblioteca do congresso nos dias atuais. Em dezembro de 1851, houve um incêndio na biblioteca do congresso. O fogo destruiu 35 mil livros, um retrato original de Cristóvão Colombo, retratos dos cinco primeiros presidentes dos Estados Unidos pintados por Gilbert Stuart e estátuas de George Washington, Thomas Jefferson e do Marquês de Lafayette.”

Vamos ver algumas fotos:






Essa maravilha de lugar é aberta ao público em geral para pesquisa acadêmica, mas turistas também podem visitá-la. Somente os portadores do "Cartão de Identificação do Leitor" podem entrar nas salas de leitura e ter acesso à coleção. Esse cartão está disponível no edifício Madison a pessoas que tenham, no mínimo, 16 anos de idade, comprovados pela apresentação de algum documento de identificação contendo foto e emitida pelo governo (ex: carteira de motorista ou passaporte). No entanto, apenas membros do Congresso, juízes da Suprema Corte de Justiça, seus empregados, empregados da Biblioteca do Congresso e alguns outros oficiais do governo podem realmente fazer um exame minucioso dos livros. 

Então pessoal, oque acharam?? Gostaram de conhecer esse lugar maravilhoso?? Eu amei, espero um dia poder visitar :] Beijinhos e até o próximo post.!

10 comentários

  1. Milhões? Você disse milhões??? Será que eles só tem clássicos? Ou os livros atuais e mais comerciais também foram incorporados ao acervo? Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Ohhhhhhhhh gamei!!!

    Gente que gigante!!! Quero conhecer, deve ser mtooo linda!!!

    Será que tem livros atuais??? Será que posso doar um dos meus livros para lá? rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ontem eu fiz um post com as 10 maiores bibliotecas do mundo.
    E eu fiquei impressionada com o acervo dessa biblioteca e o da Biblioteca Britânica. Os dois somam mais de 200 milhões de livros! É muiiiiiiiiiiita coisa rs
    Com certeza o dia que eu for ao EUA eu tentarei passar por lá =))

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  4. Nossa, além de enorme é linda né? Amei o post...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Esse lugar é o sonho de todo viciado pela leitura! :D
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  6. Adorei! E também gosto muito do seu blog, por isso, eu gostaria de saber se algum dia, você gostaria de se tornar minha parceira? Abraços e te deixei duas tags, eu espero que não se incomode. Felicidades!

    http://ladomalucadeser.blogspot.com.br/2013/10/lembrancinhas.html#more

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que sonho
    Uma biblioteca dessa é realmente fantástica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hey
    Hente que linda, eu moraria aí fácil fácil HAHAHA
    Parece um castelo :3

    Adorei a postagem, parabéns!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. UAAAAAAAAAAAAL! *-*'
    Cadê uma dessas perto de mim?
    Apesar de que prefiro livrarias do que biblioteca..
    Sou fã do sentimento de posse .. ausahsuahsuahusahsuahsuahsuahs'
    Adorei o post!!

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa,babei agora nesta biblioteca.Que imensa e LINDA ela é!
    É uma pena não termos algo assim aqui no Brasil,pois teria o prazer de poder visitar.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir