Curiosidade Literárias #03

domingo, setembro 01, 2013


Oi bibliófilos.! Já faz um tempinho que não posto nessa coluna, mas hoje encontrei um tempinho para buscar umas curiosidades bacanas para dividir com vocês. Peço desculpas pelos dias que andei sumida, é que está difícil conciliar Trabalho, faculdade, estágio, trabalho voluntário, blog e leituras. Mas aos poucos vou me adaptando para não deixar vocês na mão, espero que gostem das curiosidades.



Euclides da Cunha, Superintendente de Obras Públicas de São Paulo, foi engenheiro responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo (SP). A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.







Gilberto Freyre nunca manuseou aparelhos eletrônicos. Não sabia ligar sequer uma televisão. Todas as obras foram escritas a bico-de-pena, como o mais extenso de seus livros, Ordem e Progresso, de 703 páginas.








Vinicius de Moraes, casado com Lila Bosco, no início dos anos 50, morava num minúsculo apartamento em Copacabana. Não tinha geladeira. Para aguentar o calor, chupava uma bala de hortelã e, em seguida, bebia um copo de água para ter sensação refrescante na boca.







J.K Roling (Escritora de Harry Potter) começou a escrever seu primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, em guardanapos em um bar que frequentava, e ao terminar o livro ficou com uma terrível dúvida: escolher se comprar leite para sua filha ou mandava seu livro pra editora, hoje elá é milionária.




Confira Também

10 comentários

  1. Essa da ponte do Euclides ter desabado foi ótima!!!!!!!!!!!!!!!!! Prova que ele não nasceu para ser engenheiro mesmo.
    E a de Gilberto Freyre é ótima! Ele era demais!!!

    Adorei essa coluna!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Morri rindo com o Euclides da Cunha. Bem que ele fez em abandonar a carreira de Engenheiro. Nos poupou de muitas catástrofes.. kkk E essa do Vinícius de se refrescar com bala de menta?! Coitado.. acho que se existe Halls na época teria sido mais eficaz.. kkk adoro essa coluna. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Del =)

    Ahhh!!! Vinicius e J.K ♥

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Vinicius corajoso, só falto morrer quando faço isso! Amo essas curiosidades.
    ponytails-and-lolipops.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. não sabia sobre essa de Vinicios de Morais hauahauha
    E sobre a J.K., o livro dela foi recusado por umas três editoras antes, aliás, disseram para ela parar de tentar porque não ia conseguir ahuhauah irônico.
    Adorei a coluna, muito original :}

    Beijos,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  6. Caraca.. Essa ultima é incrivel :0 Mt curioso, nunca iria imaginar que a J.K Roling começou a escrever em guardanapos .. Incrivel.

    queria-voar.blogspot.com.br :)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei saber essas curiosidades, imagina escrever um livro com bico de pena com mais de 20 páginas haha.. A Diva da J.K tenso isso hein.. mas muito motivador!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sobre a JK eu sabia, essa mulher merece meu respeito, muito corajosa e forte. Quanto as outros escritores não conhecia essas curiosidades, achei legal seu post (:

    Livinha's Place - http://livinhas-place.blogspot.com.br/
    (BR)

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o post, adorei. Beijos

    Cintia
    The Nice Age Blog
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. J.K Roling s2
    Tendo como HP os melhores livros da face da Terra, J.K é uma diva eterna, nunca ninguém vai escrever melhor um best seller ou marcar uma geração de jovens como ela!

    BR
    http://www.meninadepalavra.com/
    http://blogueirosreais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir