Dialogando #02 Livro Danificado

julho 02, 2013

Segundo post dessa coluna aqui no blog e hoje trago uma situação que quase todos os leitores que emprestam livros já passou, confesso que não sei se minha atitude foi a melhor, mas foi o que fiz no momento. 
Para quem não conhece a coluna ainda, uma breve explicação: Esta coluna vai trazer diálogos e alguns dilemas literários envolvendo a minha pessoa e Alguém. Alguém sempre estará presente, porque não irei revelar o nome da pessoa envolvida. Aqui vocês verão como reagi em determinadas situações, que envolviam diretamente os livros.
Alguém me pediu um livro emprestado, o livro em questão era um dos livros da minha coleção de Sidney Sheldon (quem me conhece, mesmo que só um pouquinho, sabe do amor e ciúmes que tenho dos meus livros do Sidney), a principio estava decidida a não emprestar afinal, quem me garantia que Alguém fosse cuidar do meu livro??? Mas a vontade de incentivar a leitura prevaleceu, fazendo com que eu emprestasse o livro.

Uma semana depois...

Alguém: Ah! Antes que eu me esqueça, trouxe seu livro, bem que você disse ele é ótimo, amanhã você trás outro pra mim?? (Alguém me entrega o livro)
Eu: (Olho para o livro e não acredito no que vejo, meus olhos enchem de lágrimas e não consigo responder a pergunta feita por alguém). Meu livro estava todo sujo e a capa estava marcada como se houvesse sido dobrada ao meio.
Alguém: Eu quero ler todos desse autor, então amanhã você trás outro dele tá?
Eu: (Mergulhada em uma dor sem fim) Respondo com voz fraca e embargada: Tá
Alguém: Não esquece não viu? Vou te ligar para você não esquecer.
Eu: Ok (E vou saindo, porque se eu ficar mais um pouco vou cometer um assassinato).

No dia seguinte...

Eu: (Coloco meu celular no modo avião) desconecto o bate papo para Alguém.

A noite na faculdade...

Alguém: Delmara, você trouxe meu livro???
Eu: (Penso: SEU livro????) Digo: Nossa esqueci, acredita??
Alguém: Eu imaginei que você ia esquecer, tentei te ligar mais estava dando caixa e não te vi online hoje.
Eu: Ah! o sinal do meu celular estava uma porcaria mesmo, e a internet nem se fala.
Alguém: Não tem problema, amanhã você trás.
Eu: Ok (Penso: Nunca mais você lerá um livro meu)

E assim acontece até o dia que Alguém decide parar de me pedir o livro.
...
Bom gente, eu sei que vocês devem estar achando minha conduta errada (e até covarde), confesso que concordo, seria bem mais fácil chegar para alguém e simplesmente dizer que não vou emprestar mais, conversar a respeito do livro danificado e tudo mais.

Mas vejam como eu vejo a situação, esse Alguém é uma pessoa que está no ensino superior, que tem boas condições financeiras (muito melhor que a minha), poderia comprar quantos livros quisesse, mas não, esse alguém gasta verdadeiras fortunas em roupas, maquiagens e sapatos, mas não compra um livro sequer.

Emprestei meu livro de bom grado (ou quase isso) e a pessoa danifica o livro, finge que não viu, não fala nada de pagar um outro, sinceramente achei que não valeria a discussão, Alguém fingiu não ter visto o dano no livro para passar por isso mesmo, então eu fiz o mesmo.

Como eu disse anteriormente, essa pessoa tem como adquirir quantos livros desejar, mas dependendo da situação, se a pessoa se dignar a me explicar o que houve e a explicação for plausível, talvez eu perdoe e continue emprestando. 

IMAGENS DO LIVRO DANIFICADO



E vocês, como agiriam diante desta situação???


26 comentários:

  1. Ah anjo, cê sabe, uma pessoa educada e pacífica não diria nada.
    Mas como eu não sou educada e pacifica, aqui vai o que eu faria:
    Alguém: Aqui seu livro.
    Eu: Olho o livro
    Alguém: amanh...
    Eu: TOMA ESSA BOSTA SUA VADIA DE MERDA! *joga o livro nela* VAI AMAÇAR O SEU RABO ARROMBADO QUE MEU LIVRO NÃO É PRA PORCO LER NÃO. E VOCÊ VAI COMPRAR OUTRO, TÁ. VAI ACHANDO QUE A VIDA DE TODO MUNDO É MEDÍOCRE IGUAL À SUA. NÃO É NÃO. EU TRABALHO SUA PIRANHA. PARA DE COMPRAR MERDA E ME DEVOLVE A CULTURA QUE VOCÊ ESTRAGOU, VAGABUNDA. E AQUI _|_ QUE EU VOU TE EMPRESTAR MAIS ALGUMA COISA. RETARDADA.
    Então ela choraria e eu sairia contente com o meu perdão.
    ponytails-and-lolipops.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carol,
      tenho pena de Alguém se ele danificar seu livro shuashua
      O pior é que da muita vontade de surtar mesmo, mas como isso ocorreu na faculdade no primeiro ano de curso, com mais três pela frente, não quis gerar conflitos... Depois disso quase dois anos se passaram e ela nunca mais leu um livro meu.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Simplesmente morto com a calma da Carol!!
      KKK Faria parecido. ashauahsuahuahsa
      Que situação tensa amiga..
      Serás recompensada!
      Amém.
      Beijo

      Excluir
  2. É muito ruim quando alguém não preza pelo que é dos outros, independente de ser um livro ou outro objeto.
    Todos devem ter consciência de que é necessário cuidar e prezar pelos nossos bens e alheios.

    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Poxa, isso é muito ruim! O pior é que nem tem o que fazer..
    Só não emprestar mais mesmo.. :(

    Beijos, http://www.kaoliveira.com/

    ResponderExcluir
  4. Ruim mesmo, uma proma minha já sujou meu livro e uma ex namorada do meu primo pegou e NUNCA mais devolveu
    Agora raramente empresto livros e só empresto para quem sei que tem o mesmo carinho que o meu
    Uma vez emprestei um livro meu que ainda não tinha lido e quando fui ler minha irmã perguntou
    - percebeu alguma diferença?
    - não, porque?
    - olha nas primeiras paginas...
    Quando fui ver não estava o carimbo de cortesia da editora e fui saber que a amiga dela (que emprestei o livro) tinha molhado ele e comprou outro OO'
    Achei aquilo tão bom, uma pessoa que tem o copricho assim pelas coisas dos outros ♥

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito bom quando
      emprestamos um livro para pessoas cuidadosas e conscientes, uma
      vez também emprestei um livro para uma colega de trabalho do meu irmão... O meu livro estava já velhinho mas muito bem conservado... Quando ela me devolveu, logo notei que era um novinho em folha, quando meu irmão perguntou o que houve, ela disse que a irmã dela tinha deixado cair e arranhado a capa e por isso ela me comprou um novo... Fiquei muito feliz com a atitude.

      Excluir
  5. Ai Delmara, que situação horrível! Nossa, já passei por isso e sei como é.. não é a toa que nos negamos a emprestar livros. O que é uma pena, porque assim como você, sou adepta do movimento de incentivo a leitura, mas como ficaremos confortáveis e até seguras em incentivar o hábito a leitura emprestando nossos livros se frequentemente somos surpreendidos com as agressões que eles sofrem? Ok, as pessoas que não são loucas por livros podem não entender, afinal, "é só um livro".. mas queria ver o que fariam se emprestassem seus carros, sapatos, bolsas, roupas, cds, instrumentos musicais e esses voltassem avariados. É incrível como as pessoas não têm respeito algum pelas coisas que não são delas.. se não são delas, "por que cuidar", certo? É chocante. Olha, eu teria dito bem a real para esse alguém, não conseguiria ter ficado calada. Mas, eu não sou você e só você é quem pode dizer o que é certo ou não a fazer numa situação dessas. Espero que não se repita. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Mi,

      Realmente me sinto insegura em emprestar meus livros, que compro com muita dificuldade, porque não trabalho, minha maior felicidade é pegar um livro que já li e ver que ele está bem cuidado e com aparência de novo... Mas é como você disse muitas pessoas não se importam de cuidar do que é dos outros, eu já sou o contrário, cuido dos meus muito bem e mais ainda das coisas alheias, até porque a pessoa me confiou e eu não sou irresponsável nem nada.

      Excluir
  6. É uma situação bem difícil. Eu já emprestei livros e a pessoa gostou tanto dele que se sentiu dona e nunca mais me devolveu. Depois emprestei um cd para outra pessoa e a capa voltou detonada. Depois disso resolvi não emprestar mais minhas coisas, não gosto nem de emprestar minhas roupas para minha irmã.
    Eu sei que é chato receber um livro nesse estado, mas pelo menos ele voltou a ser seu, o meu já era. O pior é a pessoa dizendo que não se lembra de ter emprestado o meu livro, e saber que tem mais dinheiro que eu pra comprar as coisas, também me deixa chateada.
    Agora livro que eu compro é só meu, só eu sei o cuidado que tenho com eles. Sempre lavo as mãos antes de começar a leitura e leio na mesa para não dobrar muito e uso marcador ou lembro de onde parei pelo capítulo.
    E o que eu diria para alguém: Nossa o que aconteceu com o livro que te emprestei? Está todo amassado. Ele foi pra a guerra ou estava participando das manifestações pelo aumento das tarifas de ônibus e entrou em conflito com a polícia?
    E não empreste seus livros nunca mais. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  7. Nossa!!! Eu odeio ver livros danificados, dá um aperto no coração :P
    Já emprestei alguns livros meus, e felizmente eles voltaram inteiros, mas uma vez emprestei Querido John para a amiga de uma amiga, ela demorou mais de um mês para devolvê-lo, e ele ainda veio tudo sujo..nunca mais emprestei nada para ela. Eu também não falei nada a respeito do livro estar sujo, acho que gente assim não vale discussão...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que situação desagradável!! Olha, eu só me imagino tomando a mesma atitude, não pelos mesmos motivos, mas é que sou meio covarde mesmo, eu não gosto de ser chata com as pessoas, ou gosto, mas não sei ser,ahashhas difícil explicar, mas evito confusão não emprestando mesmo, hoje livros estão disponíveis de várias formas, promoções, grátis na internet, biblioteca, só empresto raramente.
    Gostei muito de seu blog e suas histórias, bjos

    http://livrices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente já passei por isso e foi com uma pessoa muito próxima, emprestei o livro A hospedeira a ela e ela passou VÁRIOS meses pra me devolver só devolveu por que eu fiquei pedindo todos as vezes que falava com a pessoa. por fim o meu pai pegou o livro com essa pessoa e me devolveu esperando a minha reação "fiquei resmungando durante muitos dias" e com toda a razão.

    O resultado é que não empresto mais os meus livros para ninguém. e acho que você deveria dar uma indireta pra ela.

    " A querida você não sabe o que aconteceu, emprestei um dos meus livros favoritos e a pessoa me entregou em um péssimo estado... chorei tanto e decidi não emprestar meus livros pra ninguém NINGUÉM"

    Beijos, me visita?
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ai Delmara, que triste isso. E eu não acho que você seja covarde pelo que você fez, eu mesmo já fiz isso uma vez que uma garota também danificou meu livro. Acho que é normal. Mais depois disso eu não empresto mais para ninguém, eu penso "poxa talvez a pessoa nem vá fazer isso com meu livro, mais por conta de outro alguém esse não vai poder ler meu livro".
    Acho que todos somos ciumentos com nossos livros ainda mais se for um dos favoritos. Sinto muito pelo seu livro! :(
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog!

    ResponderExcluir
  11. Cara, acho que se uma coisa dessas acontecesse comigo eu morreria do coração. Deus me livre... Meus livros são as coisas mais importantes da minha vida, não consigo nem imaginar...
    A sua atitude foi certíssima. Me imaginei no seu lugar e faria a mesma coisa.
    Se ela quiser realmente ler e não quiser comprar, que vá em uma biblioteca pública ou sei lá.
    Independentemente de tudo, ela nunca NUNCA N-U-N-C-A mais iria tocar num livro meu.
    Credo!

    Amulherqueeugostariadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. nossa que dó do seu livro :( Eu pensando que era uma danificaçãozinha , mas nossa a capa ficou arruinada (drama) eu tb não emprestaria!!

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  13. Eu na verdade empresto meu livro para qualquer um que eu conheça razoavelmente bem... uma vez.

    Se der ruim no livro e a pessoa nao me comprar outro, então nunca mais e falo mesmo. Aliás uma vez emprestei um livro pra, como você, Alguém e o livro voltou inteirinho em perfeito estado, mas aí esse mesmo Alguém pegou um livro emprestado com um outro amigo e eu vi o descaso que ele tinha, ele tomou cuidado com meu daquela vez, mas quem disse que seria assim nas próximas? Aí, nunca mais emprestei e quando ele me perguntou por quê, eu falei na cara.

    Mas existem pessoas, as que não leem tão regularmente geralmente, que não estão nem aí para o estado do livro, acham que ele só serve para ler (eles fazem tão mais!) e por isso não cuida direito e acha que se dá pra ler tá bom.

    E nesse caso eu acho um absurdo, tudo bem se vc acha que dando para ler tá bom, isso é com vc, mas que faça nos seus livros. Acho que se vc pega qualquer -QUALQUER- coisa emprestada com alguém o minimo que vc tem que fazer é ter cuidado para devolver como pegou ou o mais próximo disso.

    OBS: Sidney Sheldon é tudo!

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa que raiva você deve ter ficado. Já aconteceu comigo e fui uma covarde. A pessoa conseguiu arrancar a película transparente da capa acredita? Não falei nada, e quando a pessoa pediu outro falei que tava emprestado, e tá emprestado até hoje hehehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Cara, eu ia MORRER se devolvessem o meu livro com esse amassado !!! Eu não gosto e não gosto mesmo de empestar meus livros. Essa semana emprestei o meu preferido A Culpa é das Estrelas. Enrolei a minha amiga por um bom tempo, quase um mês ela me pedindo e eu dizendo que tinha esquecido, mas decidi emprestar. Pensei: cara, eu gosto TANTO desse livro que eu preciso fazer as outras pessoas tb curtirem. Então emprestei. Mas tb foi daquele jeito. Coloquei num saquinho, com marcador dentro e falei pra ela sempre usar o livro dentro do saco pra não sujar e principalmente, nada de orelhas =P Vamos ver como ele vai retornar pra mim

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Covarde??? NUnca, covarde foi quem pediu seu livro e fez essa sacanagem com vc, minha amiga também fez o mesmo comigo, era meu livro mais caro, dei 50 nele, comprei pela internet, era o livro " Antes que eu vá", amo esse livro e a amiguinha me pediu, eu emprestei e ela devolveu com essa rachadura no meio igual ao seu, as costas toda ralada, e as pontas tinha tinha de vermelho, e quando passei as paginas vi que tinha doce de banana dentro, WTF????? chorei e nunca mais emprestei.

    ResponderExcluir
  17. aa esqueci, tenho um blog literário, se tiver afim, da uma passadinha please
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu já passei por isso, entreguei o livro na maior cara de pau desse mundo kkk mas passou.

    canseideserbetty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu emprestei um dos meus livros preferidos a uma amiga, ele levou meses pra me devolver. E ainda não devolveu. Uns dois meses atrás ela disse que o irmão tinha riscado e ainda teve a cara de pau de dizer: Foi SÓ a capa.
    Até hoje tô esperando o novo prometido ou o meu riscado que não vou querer, mas não vou deixar com ela e nada. Só promessa e nunca trás.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa, é muuuuuuuuuuuuito chato. Minhas amigas já tiveram vários problemas assim. Eu sou do tipo que quando leio algo bom, quero que todo mundo leia também, sabe? Não ligo de emprestar. Mas, sempre tem aquelas pessoas chaves que a gente faz a egípcia porque sabe que não vão cuidar direito. É inevitável se apegar às nossas coisas!

    Lamento pelo seu livro :(
    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  21. Delmara,

    Isso revolta mesmo não é, outro dia emprestei um livro meu na maior boa vontade, novinho e voltou com a capa colada com durex... quase surtei... essa pessoa nunca mais coloca a mão em um livro meu.
    Somos apaixonadas por livros e os tratamos com respeito, as pessoas que me conhecem sabem disso, porque então não tratam o livro com o mesmo zelo que eu???
    Adorei seu post!!!

    Beijos
    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu odeio tanto quando empresto livro e a pessoa devolve com algum defeito, e o pior é que muitas vezes a pessoa acha que não é nada, ou quando vc comenta que ta sujo ou amassou uma folha te olha com cara de pateta e eu penso, vou ficar quieta para não estragar a amizade, mas é duro viu, eu empresto para poucas pessoas, e a maioria já sabe, vai cuidar do meu livro como se fosse o Anel do Senhor dos anéis, é meu precioso, mas sempre tem uma pessoa que pisa na bola, e eu sempre falo comigo mesma que não vou emprestar de novo, mas acabo emprestando, pq sou muito mole e acabo emprestando e depois vou vistoriar folha por folha, algumas vezes já fiz a pessoa me comprar um livro novo, mas não são todas as vezes.

    ResponderExcluir