Top 10 Manias de Leitor - Parte 1

22 de junho de 2013

Oi Bibliófilos.!

Hoje depois de um tempo considerável temos um Top 10, gosto dessa coluna mas dei um tempinho nela porque os posts aqui são bem grandinhos e não quero meus leitores achem o post cansativo. Então depois de uma pequena trégua, lá vamos nós de novo a mais um Top 10

1. Você quer aprender a maior quantidade de línguas possível na intenção de ler livros em sua forma original.

Sim, eu quero muito. Só falo português e toda vez que vejo uma resenha de um livro perfeito mas que só tem na versão original e que não há previsão e as vezes nem esperança de ser lançado na versão nacional, eu me martirizo por isso. Portanto eu quero muito poder ler livros bons na sua versão original sem ter que depender de um possível lançamento nacional.  

2. Você julga as pessoas de acordo com a qualidade e quantidade de livros que elas possuem.

Faz parte da minha criação não julgar as pessoas e tal, mas as vezes é mais forte que eu.

3. Ao contrário da maioria das pessoas, você não pede ‘só mais cinco minutinhos’ antes de acordar, e sim ‘só mais um capítulo’ antes de dormir.

Mais um capítulo, só mais este outro aqui, só faltam 3 páginas pra terminar o capítulo, Opa comecei a  ler o outro agora vou ter que terminar :p são algumas justificativas para virar a noite lendo um bom livro.

4. Você tem um monte de amigos, quase todos personagens de ficção.

Tenho mesmo, amigos, namorados, famílias (risos) uma infinidade de coisas e pessoas, tudo isso graças ao livros.

5. Você fala para todo mundo como tal adaptação cinematográfica ficou terrível e como o livro é bem melhor.

Quando meus amigos que vem elogiar adaptações e dizem: Nossa como tal filme é bom. Eu respondo: Você achou o filme bom, agora multiplique por 1 milhão e nem assim você saberá o quanto o livro é infinitamente melhor.

6. Machuca as costas de carregar livros pesados para todos os lugares que vai, mas não se arrepende.

Gente esse semestre já arrebentei três bolsas, a última está com uma alça por um fio. Minha mãe reclama e diz que por isso que minha coluna dói tanto e diz que vou acabar ficando aleijada com tanto livro, mas não me importo, gosto de saber que meus livros estão comigo e que posso lê-los sempre que desejar.

7. Se alguém te fala que ‘não gosta de ler’, você simplesmente acha que a pessoa não sabe o que é bom na vida.

E tem como saber?? Ler é tudo de bom, aquele que não lê fecha as portas da sua mente para um mundo incrível.

8. Você discute consigo mesmo toda vez que precisa decidir qual livro vai ler agora.

Discussão é bem sutil, na verdade faço uma guerra comigo mesma, tenho tantos livros para ler que a cada dia que passa fica mais difícil decidir qual será a próxima leitura.

9. Se acontecer um incêndio na sua casa, você corre para salvar os livros primeiro.

Sim. Por que as pessoas sabem correr sozinhas, mas meus queridos são indefesos, não sabem correr, sem falar que são muitos, então quando antes eu chegar até eles maior a chance de salvar todos rsrsrs

10. Você quer comprar algo muito caro, mas não consegue parar de pensar em quantos livros compraria com o dinheiro.

Minha mãe diz que esse pensamento faz parte da minha doença rsrsrs. Mal sabe ela que de alguma forma ela está certa, eu compro um livro de 40 reais, mas na hora de comprar uma blusa eu fico pensando "Ah! essa blusa vai ficar velha e eu tenho outras e tals, vou ver se acho alguma mais barata" ou quando minha mãe pediu que eu comprasse um vestido de 180 reais e eu quase tive um colapso porque é muito dinheiro para se dar em um livro. Mas estranhamente estive percebendo que tenho quase 2.000 reais de livros em minha estante (claro que ai entram também os livros específicos da faculdade, mas também são livros né?? Os mais caros por sinal).  

E vocês?? Sabem mais ou menos quanto já gastaram em livros?? Eu sei que para os que amam os valores não chegam a importar, mas fiquei curiosa para saber da fortuna em livros que cada leitor guarda.

14 comentários

  1. Adorei a lista, Concordo principalmente com as trÊs últimas e a primeira. A 1º eu tenho muita vontade de tentar ler um livro no idioma original, não apenas pela questão que você falou de não vir para cá, mas também no caso de uma saga que as vezes demora a ser traduzida e até mesmo nossos livros favoritos, me dá muita curiosidade, por exemplo, ler a saga HP no idioma original, saber as palavras certinhas que foram usadas.

    Quanto a quanto eu tenho aqui em livros, nunca pensei nisso mas me deixou curiosa, então fiz uma conta generalizada aqui.

    Eu tenho 112 livros na minha estante (1 de piadas, dois de poesias, os outros ou de contos ou de histórias mesmo). Se cada um tivesse saído a 25R$ (o que está obviamente errado, a maioria foi mais caro, alguns foram mais baratos). Só aí seria 2800 R$. MAs não me arrependo nenhum pouco.

    Bem legal o post, gostei mesmo ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você julga as pessoas de acordo com a qualidade e quantidade de livros que elas possuem.
    Você quer comprar algo muito caro, mas não consegue parar de pensar em quantos livros compraria com o dinheiro.
    Exatamente assim, o post simplesmente me descreveu ahhahaha
    beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca me identifiquei tanto, como nesses casos :OO
    Muito eu!

    Amei o post. Parabeens!

    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao número de livros que a pessoa tem não costumo julgar - afinal, pode ser uma pessoa de baixa renda que vive de bibliotecas e empréstimos - mas de ler... hihi Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Isabel... Realmente tem essa questão, por isso é importante não generalizar e saber identificar as exceções.

      Excluir
  5. Me identifico totalmente com essas manias. Principalmente com a número 10. Eu realmente deixo de comprar coisas que eu necessito para comprar livros. O que deixa mamãe soltando fumacinha do nariz e dos ouvidos. Mas eu não ligo, sabe. Se ela ao menos soubesse o quão feliz isso me deixa... haha

    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Todas as características citadas me retratam, mas a característica 6 é o meu momento atual, onde tenho que carregar o livro para todo lado se não, não terei tempo de ler :/
    SHUASHUASHUA
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. As vezes e mais legal ler um livro no original, porque sabe que não foi mudado mas nem sempre da ne (bem chato). E essas desculpas eu também dou hehe.

    Beijos ♥ www.blogdamaya.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esse post descreveu totalmente minha amiga! Até parece que você à conhece, Beijos! rs
    http://cerejacibernetica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Quando me falam que não gosta de ler eu já fico sabendo que a pessoa é desprovida de inteligência e cultura.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Lista incrivel haha' o numero 4 é super eu kkkk Adorei seu blog. Seguindo já *--*

    Abraços, Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Depois de ler O segredo de cybele, tentei aprender russo...kkkk...não deu muito certo. Já tentei francês também...infelizmente não tenho paciência, sempre quis ler livros em outros idiomas *-* Tenho uns cinquenta namorados...kkk...todos eles vindos dos livros, e é normal eu falar para alguém ler o livro antes de ver o filme...fazer o que né, manias de leitores não se abandona jamais
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hey! Percebi que você passou lá no Parágrafos e Capítulos, hoje. Pra retribuir, resolvi olhar seu blog e encontrei esse post kkkkkk. Posso afirmar que as características são fielmente retratadas no nosso mundo de leitores.
    Parabéns pelo seu blog, está muito legal.
    http://paragrafosecapitulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei tanto do Top 10 que vim conferir a 1ª parte :o) Eu quero muito melhorar meu inglês para começar a ler os livros quando são lançados lá fora.. fico em cólicas esperando eles virem para o Brasil.. detesto isso.. Agora fala sério, como pode uma pessoa não gostar de ler?! Simplesmente não entendo isso! Aff.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir