O que é o BookCrossing?

23 de junho de 2013


Oi Bibliófilos.! Hoje eu trago para vocês um projeto bem bacana, ao qual nem sequer sabia que existia, mas ao tomar conhecimento senti que devia divulgá-lo aqui no blog. Espero que vocês gostem.

O que é o BookCrossing?
O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”. Os membros desta comunidade de leitores, que não conhece limites geográficos,  possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal.
História
O BookCrossing foi concebido em 2001 pelo programador Ron Hornbaker. No mês seguinte foi lançado o site www.bookcrossing.com. Desde então, o movimento tem crescido exponencialmente, tornando-se global: está presente em 132 países, com mais de 9,3 milhões de livros registrados e 1,3 milhões de membros.

Processo
                    Leia                                   Liberte                                 Siga
O fato de alguém encontrar um livro registado no BookCrossing não implica que tenha que registrá-lo no site, já que pode deixar um comentário anônimo ao livro. No entanto, quem desejar usufruir plenamente do site (participar dos fóruns, registar seus próprios livros, etc.) e juntar-se à comunidade, terá de se inscrever. A inscrição é totalmente gratuita e anônima, sendo que o novo membro terá apenas de criar uma identidade virtual que o identificará sempre que fizer novos registos no site.

O BookCrossing baseia-se no conceito básico “Ler, Registar e Libertar”: Leia um bom livro, Registre-o no site para adquirir o número BCID e Liberte-o, passando para um amigo ou deixando-o em um local público.


BCID
Ao registrar uma obra no bookcrossing.com, o site automaticamente gera um número de identificação denominado BCID (BookCrossing Identification Number) único e exclusivo para cada livro, que permitirá ao “dono” original e a todos os que venham a dar entrada dele no site terem notícias da sua viagem pelo mundo. Este número deve ser escrito no livro, devendo ser também incluída alguma informação sobre o BookCrossing.

Depois do registro, o usuário deve avisar no site quando e em que local da cidade o livro será libertado. O objetivo é que alguém o apanhe e, através do seu número identificativo, acesse o site e faça uma “entrada de diário”, dizendo que o encontrou. Isto pode ser feito anonimamente.
Após a leitura, o leitor deve fazer nova “entrada de diário”,  na qual dirá o que achou da obra e o que pretende fazer com ela a seguir – normalmente, libertá-lo outra vez para que possa continuar a sua viagem pelo mundo, indo ao encontro de novos leitores.

O BookCrossing é uma forma diferente de oferecer livros e é visto pelos autores e editoras como uma forma de divulgar suas obras e atrair novos consumidores. É um projeto que estimula a leitura e ajuda a formar plateia. É comum os bookcrossers comprarem livros para libertar ou para passarem a amigos, ou indicarem livros para leitura no site.

BookCrossing no Brasil
O BookCrossing chegou ao Brasil em 2001, alguns meses depois que foi lançado o BookCrossing.com nos EUA, seja por meio da Internet ou de livros que viajaram de um país ao outro.  Está presente em todos os estados brasileiros e conta com cerca de 8 mil usuários cadastrados.



Além de libertar regularmente  livros em lugares públicos, os usuários do movimento no Brasil participam de diversos eventos literários como Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura (São Francisco Xavier, SP), quando seus usuários promovem uma “libertação em massa” e distribuem centenas ou milhares de exemplares para o público.

Atualmente, existem 19 Pontos Oficiais de BookCrossing em todo o Brasil (ver lista aqui).

Fonte: BookCrossing.br

O que vocês acharam do projeto?? Alguém se interessou e deseja participar??

12 comentários

  1. Delmara:
    Eu já conhecia o projeto e também já divulguei essa ideia no meu blog.
    Acho uma ideia super interessante e que merece divulgação.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que ideia doida! Bem interessante (e até mesmo um plot para uma comédia romântica aí, rs), mas eu sei que jamais conseguiria fazer isso.

    Tem uma frase do livro Brisingr que me lembrou a ideia:
    "Livros deveriam estar onde vão ser mais apreciados e não permanecer onde jamais serão lidos, juntando poeira em uma prateleira esquecida."

    Acho que é por isso que me orgulho tanto de reler meus livros, para poder dizer que jamais estão parados, já que eu sei que me livrar deles (seja como for: por isso, troca, enfim)me parece tão doloroso

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho bem legal esse projeto e aderi ele a mais ou menos 3 meses. Os livros viajantes são ótimos e esse é um projeto que deve ser compartilhado sempre! *-*

    ResponderExcluir
  4. Oie Delmara =)

    Olha que legal! Eu não sabia que tinham tantos pontos de BookCrossing aqui no Brasil já. Acho essa iniciativa perfeita *----*

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Ah muito legal,não sabia desse protejo,e também nunca encontrei um livro assim antes (:

    Beijos :*
    euvodeesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Deel,

    eu conheço os brookcrossings! Mas to de queixo caído pq não sabia que existiam PONTOS OFICIAIS desse tipo de leitura! Achei um ponto aqui no Rio e vou ver se passo lá um dia, vai que encontro um livro "lindo, leve e solto"? huahuahua

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Delmara,
    Muito interessante esse projeto, uma grande iniciativa, ficaria muito contente em encontrar um desses pelo caminho!!!

    Beijos

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu conheci o projeto por acaso faz muitos anos, e sempre estou atrás de livros na minha cidade e nunca encontro!

    É um projeto bem legal, é uma pena que nem todo o mudo conheça e participe, se fosse do conhecimento de todos haveriam muitos mais livros por ai ;)

    Beijos
    Marta
    As Palavras Fugiram

    ResponderExcluir
  9. Incrível essa ideia, o Brasil precisa urgentemente de iniciativas como essa u.u
    Já tinha visto a ideia em uma reportagem na televisão e fiquei com muita inveja por não ter na minha cidade :(

    sempre-divando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu não sabia ! Adorei conhecer ♥
    www.sonhando-porai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já vi esse projeto e acho legal, mas sou tão egoísta em relação aos meus livros que não consigo me desfazer de nenhum.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que ideia legal! Sério, eu adorei... Nada como poder dividir com o mundo essa vontade que temos de ler :)

    Super apoio!

    beijo,
    http://www.pontodasletrasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir