Resenha #16 A culpa é das estrelas - John Green

19 de março de 2013

Mais uma resenha difícil de escrever por se tratar de um livro que não só supriu as expectativas que tinha, ele as superou maravilhosamente, intensamente e me emocionou mais do que o esperado.

Titulo: A culpa é das estrelas
Autor(a): John Green
Editora: Intrínseca
N° de páginas: 288
Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Hazel tem câncer desde os 13 anos, a partir do diagnóstico ela entende que sua vida só está sendo prolongada através de tratamentos e medicamentos. Certo dia, depois de relutar um pouco com sua mãe por não querer ir, ela vai ao Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, e lá conhece Augustus Waters. Sim, foi uma reviravolta, não do jeito que todos pensam que é, os dois são muito diferentes mas acabam vivendo o seu infinito limitado romance.

É basicamente isso, o enredo sobre uma menina com câncer desde pequena, hoje com dezesseis anos e sabendo que irá morrer a qualquer momento quando conhece Augustus, o tipo atlético que tinha tudo para ignorá-la mas que se vê fascinado por ela e juntos eles constroem um romance singelo, lindo e tocante. A diferença em John Green é que Hazel não é uma menina com câncer lamentando-se de ter câncer, ela tem consciência da sua doença, tem consciência da morte e o que ela pode estar perdendo; Hazel é diferente, pensa e age diferente. Augustus não é tão inteligente quanto ela, mas é igualmente diferente em como ele lida com um câncer (sim, ele também tem um, que aliás, o amputou de uma perna).
O medo do esquecimento é outra coisa, o medo de não ser capaz de dar a minha vida em troca de nada. Se você não vive uma vida a serviço de um bem maior, precisa pelo menos morrer uma morte a serviço de um bem maior, sabe? E eu tenho medo de não ter nem uma vida nem uma morte que signifique alguma coisa.
Não vou contar mais nada do enredo, nem sei como posso transcrever aqui o que foi a leitura de A culpa é das estrelas. Fiquei com medo de não achar tão bom quanto li em vários outros blogs que o resenharam. Mas sim, o livro é único. A leitura foi rápida, mas ainda estou e vou estar algum tempo, digerindo tudo que li, tudo que aprendi e refleti com ele. Pode não mudar minha vida, mas esse livro com certeza mudou alguma coisa em mim.
A tristeza não nos muda, Hazel. Ela nos revela.
Nunca tinha lido um livro com pessoas com câncer e um romance no meio, mas pelo que li nele, esse romance é diferente, é mais cru, mais real, não traz aquela imagem rotulada e 'santificada' de crianças e adolescentes com câncer, sendo 24h pessoas boas, 'lutadoras' e por sofrerem muito, terem uma conduta perfeita frente ao estado em que se encontram.

A narrativa é feita em primeira pessoa, conhecemos a história através da ótica de Hazel, mas os personagens secundárias não são deixados de lado, não se tornam personagens superficiais. O trabalho da Intrínseca está perfeito, não encontrei erros ortográficos nem nada que atrapalhasse a leitura. E o comentário de Markus Susak, autor de A menina que roubava livros, na capa,  é mesmo perfeito: "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais".

No mais, só posso dizer que essa resenha não traz nem terça parte do que foi a leitura de A culpa é das estrelas para mim. Recomendo e muito. O livro se tornou um dos meus favoritos, os personagens ficarão marcados em mim e suspeito que John Green poderá se tornar um dos meus autores favoritos também. 



8 comentários

  1. Quando eu comprar este livro, já vou esperar lágrimas. Rsrsrsrs'
    Parece um livro muito tocante mesmo e bem legal.
    Adorei a resenha. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As estórias que trazem belíssimas lições de vida são as melhores.

      Excluir
  2. Eu já li esse livro e amei é bom demais!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Delmara, retribuindo sua visita. Muito lindo seu blog.
    Quanto ao livro, ouço só elogios tanto para o autor quanto para o livro. No começo só tinha amores por ele, mas perdi o interesse, talvez por ter outras prioridades na minha lista GIGANTE de livros para comprar. haha
    Espero um dia ler ele e me emocionar tanto quanto muitos dizem que ele emociona.
    Bjos sua linda! Manu, Blog Cereal Things.
    http://cerealthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mal vejo a hora de ler o livro.
    Parece ser uma leitura bastante agradável.
    Adorei sua resenha e seu blog :)
    Já estou seguindo.

    Beijokas
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho que fui a única pessoa que não achou esse livro maravilhoso. Não que eu não tenha gostado, a história é linda, mas não achei isso tudo o que todo mundo fala.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo que leu esse livro gostou, mas eu não li ainda >,<, tô muito sentida com isso sabe?? Preciso logo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tem COMO ler e NÃO amar? Rsrs
    O livro também se tornou um dos meus favoritos!!!

    ResponderExcluir