Resenha #14 O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë

14 de março de 2013

Confesso que me interessei pelo livro por ser citado na saga Twilight, e desde então estava curiosa em ler o livro. Definitivamente não é um romance clichê e típico que lemos por aí, O morro dos ventos uivantes tem uma leitura intensa e peculiar; você não vai encontrar um clássico romance feito Romeu e Julieta, pelo contrário, a trama envolve paixão sim, mas além disso, envolve dor, sofrimentos e ódio, muito ódio.

Titulo: O morro dos ventos uivantes
Autor(a): Emily Brontë
Editora: Lua de papel
N° de páginas: 292
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna, Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

Tudo começa quando o sr. Lockwood chega a fazenda Morro dos Ventos Uivantes para ser inquilino de sr. Heathcliff na Granja dos Tordos, a princípio ele já percebe que Heathcliff não é de muitos amigos, o que agrada Lockwood, por também não ser tão social assim. Lockwood logo conhece Joseph, o criado rabugento de Heathcliff, Hareton Earnshow e a quase adorável Catherine Linton; mas depois de uma noite turbulenta, quando foi obrigado a dormir no Morro dos Ventos Uivantes, Lockwood ao invés de não querer mais saber daquela família, se interessa ainda mais. A sr. Dean é a sua empregada na Granja dos Tordos e é ela que lhe narra toda a história que envolve Heathcliff, Catherine, Harenton e outros personagens.

Eu particularmente não achei a leitura cansativa, como vi em outras resenhas que li sobre esse livro; eu gosto de livros clássicos e O morro dos ventos uivantes é realmente um livro intrigante e se você se concentrar na leitura, vai amar e odiar junto com os personagens de tão intenso é a narrativa de Emily.
O amor retratado aqui não é um simples sentimento que uma pessoa sente pela outra, o amor aqui não traz felicidade, e sim dores e atos desesperados e imprevisíveis. É um romance que não dá certo, não tem um final feliz, mas que te prende pela complexidade dos personagens e da história em si.

Tem fatos que ocorrem nesse livro que não dá pra entender, ficamos pensando: "Por que diabos fulano fez isso?!" Existem exageros nele e nas personalidades existentes no enredo, mas achei interessante, é um 'romance' diferente e gostei muito de ler. No final ainda ficou um suspense no ar sobre um fato ocorrido, mas também gostei do final, não é focado nos personagens centrais e não tem aquele 'felizes para sempre', mas gostei.

Sobre o formato do livro em si, a edição que tenho é a mais nova, onde faz referência aos personagens de Crepúsculo, e vendo as outras capas existentes, achei essa a mais bonita. Não é um livro com muitas páginas, as letras pra mim são medianas e as folhas em branco não cansaram minha leitura, talvez por que eu realmente estava gostando, não sei.

Recomendo lerem, nem que seja só por interesse em conhecer a história em si, a leitura é um pouco rebuscada, mas nada excepcional que você não possa entender. Não espere por um romance leve e doce, O morro dos ventos uivantes é intrigante, dolorido e intenso.
"Quando mesmo ele a amasse com todas as forças de seu franzino, não conseguiria nunca amá-la, em oitenta anos, tanto quanto eu a amo em um dia" - Heathcliff.

8 comentários

  1. aaaaaa kkkk' Odiei este livro, nem cheguei a ler todo. Rsrsrs
    Ótima resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm não gostei muito... Mais adorei a visão ampla com a qual a Jeniffer analisou o livro.

      Excluir
  2. Vc acredita que eu tenho o livro e ainda não consegui ler?? rs...Não sabia que ele tinha todo esse enredo de amor e ódio. Parece que vou gostar.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a Jeniffer arrasou na resenha eu nunca tinha olhado a história com esses olhos.

      Excluir
  3. Também li esse livro por causa do Crepúsculo. Mas não gostei não. Achei a história muito triste e trágica. Apesar de ser um clássico, não me identifiquei com ele. O que eu tenho é com essa capa ai também.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu acho que a maioria das pessoas que leram nos últimos anos foi pelo mesmo motivo.

      Excluir
  4. Oi, adorei a recomendação e espero em breve poder ler esse livro que é um clássico.
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já comecei a ler esse livro duas vezes e ainda não consegui terminar porque não me acostumei com a escrita, mas ainda vou dar uma chance pra ele, porque parece ser um clássico muito bom.

    Beijos
    experimentandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir