8 de fevereiro de 2013

Top 10 Coisas que não se deve fazer com um livro

Oi bibliomaníacos.!

Hoje vim aqui para falar sobre 10 coisas que não devemos jamais fazer com nossos amigos livro. E é de extrema importância, sei que a maioria de vocês já deve saber, mas não custa nada dar uma olhadinha.


1- Não usar marcador de texto

Nossa, não façam isso jamais. Se for de extrema importância marcar algo, para estudo e tals, recomendo que tirem xerox (que é baratinho) ou copiem a parte importante caso seja pequena, mas por favor não usem marcadores, não rabisque, nem sublinhe, pois dificulta a leitura e diminui a vida útil do papel. Sei que algumas pessoas acham bonito tudo colorido no livro (respeito), mas não concordo.

2 - Não dobrar a folha ao meio ou na ponta para marcar a página que está lendo

Gente, existem marcadores de livros de vários tipos, não se justifica mais dobrar as páginas. Mesmo que não tenha marcador (difícil, mais possível), recomento que marque com um pedaço de papel qualquer, mas nada de dobrar as páginas. Há e não use a capa para marcar as páginas (só se forem poucas folhas), pois danifica a mesma rompendo as fibras do papel (e ninguém quer danificar nosso amigo livro).

3 - Não deixar o livro na cama enquanto dorme

Quando dormimos ficamos meio que inconscientes e não temos controle das nossas ações, então quando dormir, guarde o livro em um local apropriado (mesinha de cabeceira e etc), para evitar amassá-lo, rasgá-lo ou derrubá-lo durante o sono.

4 - Não abrir o livro além do seu limite

Cuidado ao abrir (folhear), o livro quando estiver olhando e principalmente quando estiver lendo, se abrir demais pode causar danos a encadernação ou pior soltar as folhas, lembre-se é um livro não um caderno. E não recomendo que dobrem a capa para trás do livro, isso marca a capa e danifica o mesmo.

5 - Não use clipes ou grampos

Os clipes enferrujam e os grampos além de enferrujar furam as páginas do livros. Sinceramente não consigo entender porque alguém faria isso, mas se quiserem marcar a página, como já disse no item 2 basta apenas usar um marcador de páginas ou um pedaço de papel qualquer.

6 - Não deixe seu livro em locais úmidos

A umidade favorece a proliferação de fungos, portanto se não quer ver seus tão preciosos livros cheios de mofo, é recomendado colocá-lo em locais arejados. Não necessariamente em contato direto com o sol que também prejudica, causando o descoramento dos pigmentos e a oxidação do papel.

7 - Não coma enquanto lê

Eu sei que existem histórias as quais é quase impossível parar de ler, mas façam um esforço pelo menos para se alimentarem. Não corram o risco de sujar o livro com alimento pois além de manchar as páginas atraem insetos. Cuidado também com os líquidos.

8 - Não coloque objetos sobre o livro aberto

Marcadores hoje, marcadores amanhã, marcadores pra sempre. Nada de pesos em cima do livro aberto, isso danifica a estrutura e pode soltar as folhas do livro.

9 -  Não leia com as mãos sujas

Antes de tudo que fazemos hoje, lavamos as mãos. Então nada mais justo do que fazer o mesmo quando formos ler, não é??? Nada de sujeira nos livros.

10 - Não joguem livro fora

Isso me dói profundamente, por favor gente nunca, jamais joguem um livro fora. É muito mas bonito doar, isso mesmo, doem um livro. Ao doar você está passando adiante uma inesgotável fonte de conhecimento.


3 comentários

  1. Ta certíssima, o máximo de cuidado com os livros não é exagero, muitas pessoas pensam que são apenas papel. Elas não enxergam realmente a importância que um livro tem, pra alguém ou a sociedade como um todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Aniely, os livros possuem uma importância imensurável, é uma pena que muitas pessoas não percebam
      /

      Excluir
  2. Obrigado a voce por sua postagem, bom seria que todos agissem assim.

    ResponderExcluir